A Azul informou nesta segunda-feira (11/8) que encerrou suas operações em 14 cidades brasileiras - número maior do que os 13 municípios divulgados em um relatório a investidores da companhia no começo de agosto. 

Segundo a companhia, o encerramento das operações nessas localidades ocorreu entre janeiro e março, pouco antes de a Azul pedir a entrada no processo de Chapter 11 (equivalente à recuperação judicial) em maio.

A Azul afirma que todos os clientes impactados pelas mudanças receberam assistência, conforme prevê a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Veja a lista completa:

  • Cratéus (CE)
  • São Benedito (CE)
  • Sobral (CE)
  • Iguatú (CE)
  • Campos (RJ)
  • Correia Pinto (SC)
  • Jaguaruna (SC)
  • Mossoró (RN)
  • São Raimundo Nonato (PI)
  • Parnaíba (PI)
  • Rio Verde (GO)
  • Barreirinhas (MA)
  • Três Lagoas (MS)
  • Ponta Grossa (PR)

Desde julho, a Azul também está ajustando mais de 50 rotas. O processo inclui a redução da frequência de voos ou até a eliminação de rotas específicas.

Segundo a companhia, os ajustes levam em consideração uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, até questões de disponibilidade de frota, bem como o seu atual processo de reestruturação.

Recuperação judicial

A companhia anunciou em 28 de maio deste ano a entrada no Chapter 11 nos Estados Unidos, numa tentativa de reorganizar suas dívidas.

Depois de Latam e Gol, a empresa foi a última das principais companhias aéreas brasileiras a aderir ao processo.

A expectativa da Azul é que o processo de recuperação judicial termine no fim deste ano.