Ensinamento

Bill Gates revela o melhor conselho que já recebeu; e não tem a ver com dinheiro

Bilionário foi entrevistado por inteligência artificial ao lado do primeiro-ministro do Reino Unido


Publicado em 22 de março de 2023 | 12:22
 
 
 
normal

Qual é o melhor conselho de vida e carreira que um dos cinco homens mais ricos do mundo já recebeu? Para Bill Gates, o bilionário fundador da Microsoft, a maior pílula de sabedoria que ele já ouviu não tem nada a ver com dinheiro. 

Ele fez a revelação ao canal oficial do YouTube do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, que também participou da entrevista. Os dois responderam a questões geradas por inteligência artificial. 

Quando foi questionado sobre qual foi o maior conselho que já recebeu, Gates citou seu amigo de décadas Warren Buffett, investidor bilionário que conheceu na juventude: “Ele disse que, no fim das contas, o que importa é o que seus amigos realmente pensam sobre você e o quão fortes são essas amizades”.

Gates também aproveitou para citar um segundo conselho. Ele lembrou um ensinamento do físico norte-americano Richard Feynman, morto em 1988. “Ele sempre disse que é bom demonstrar a sua confusão, porque, se você finge que sabe algo, seu pensamento fica desleixado e, eventualmente, você não será capaz de entender as coisas”, completou.

A inteligência artificial também perguntou ao empresário qual conselho ele daria ao Bill Gates mais jovem sobre sua carreira. Gates disse que teria cobrado menos de seus funcionários. Ele relembrou que exigia compromisso total de quem o cercava, no início da Microsoft, até que perdeu o controle disso quando a empresa cresceu e ele percebeu que os funcionários também tinham filhos e vidas fora do escritório. “Eu era excessivamente intenso e não acreditava em finais de semana ou em férias. Isso significa que não aproveitei a ajuda de muitas pessoas porque elas não se encaixavam nessa minha visão estreita de trabalho e de discurso”, explicou.

Gates contou, ainda, que tem escrito músicas e poemas com ajuda da inteligência artificial. Ele finalizou a entrevista dizendo que acredita em um “futuro brilhante” para a humanidade, desde que se invista em educação para todos e no desejo de inovar dos jovens. Assista à entrevista, na íntegra (em inglês), abaixo:

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!