BRASÍLIA. O consumidor brasileiro gasta muito mais com celular do que com cultura, por exemplo. O gasto médio por mês com conta de celular e de internet é de R$ 104, de acordo com uma pesquisa encomendada pelo SPC Brasil e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz. O valor supera gastos mensais com acessórios de moda (R$ 71), shows, teatro e cinema (R$ 96), além de produtos de beleza (R$ 82).
O estudo captou o comportamento de compra das famílias brasileiras e mapeou quais produtos ou serviços são considerados necessários, supérfluos ou sonhos de consumo.
O estudo, que foi divulgado nesta quinta, aponta que 87% das pessoas que usam celular e acessam a internet consideram estes serviços necessários no dia a dia. Nas classes A e B, a média de gasto com telefonia móvel sobe para R$ 115 e cai para R$ 98 nas classes C, D e E.
Foram ouvidas 620 pessoas maiores de 18 anos em todas as 27 capitais. Entre os itens considerados como necessários para a família brasileira, os maiores gastos de 2014 foram concentrados na compra de roupas – citada por metade dos consumidores –, na conta de celular e de internet (30%) e na compra de calçados (30%).
As maiores despesas classificadas como supérfluas foram concentradas em acessórios de moda (20%), ida a restaurantes chiques (17%) e a restaurantes frequentados com amigos e familiares no dia a dia (17%). Quanto aos sonhos de consumo, os mais citados foram viagens turísticas nacionais (30%), viagens de fim de semana (19%) e eletroeletrônicos (15%).
Diferenças. Os entrevistados das classes A e B costumam gastar mais com lazer e produtos mais caros, como viagens nacionais (42%, contra 17% na classe C, D e E) e carros (29%, contra 10% nas classes C, D e E).
“De modo semelhante, enquanto 57% dos consumidores das classes A e B que consomem o item carro julgam este bem como um gasto necessário, 39% dos pertencentes às classes C, D e E afirmam que o carro se trata de um sonho de consumo”, analisa o gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges.
Além disso, são considerados um sonho de consumo para os consumidores das classes C, D e E as viagens turísticas nacionais – citadas por 44% da amostra –, e a compra de eletroeletrônicos, citada por 22% do público consultado.
Consumidor já se sente seguro em compras online
Brasília. Um outro hábito do consumidor brasileiro, que vem crescendo bastante nos últimos anos, também foi revelado pela pesquisa encomendada pelo SPC Brasil e pelo portal Meu Bolso Feliz. As compras online estão deixando de ser um bicho de sete cabeças para o consumidor brasileiro. A pesquisa revelou que o brasileiro já se sente bastante confortável para fazer compras pela internet.
Para os que compram eletroeletrônicos, parcela de 44% do volume total já é comprada pela web e 34% em shoppings. Na categoria vestuário, entretanto, a preferência ainda é pelas lojas físicas: 38% preferem as lojas de shopping; 38%, as lojas de rua; e somente 13% preferem comprar roupas pela internet.