Com a disseminação do coronavírus em Belo Horizonte, pelo menos três clubes sociais já anunciaram a suspensão de todas as atividades e outros vão implementar medidas de restrição de eventos e treinamentos.
O acesso às dependências de duas unidades do Atlético – Labareda e Vila Olímpica, na região de Venda Nova – está fechado por tempo indeterminado.
Já no Clube dos Oficiais da Polícia Militar, no bairro Prado, região Oeste da capital, a suspensão começa na próxima sexta-feira (20) e segue por 15 dias. Conforme o coronel José Guilherme do Couto, presidente da unidade, após o período será realizada uma nova análise sobre a continuidade ou não do fechamento. “É uma medida preventiva, já que pode haver muitos casos subnotificados na capital”, completa.
Restrição em outras unidades
O coronavírus também levou à restrição das atividades em outros clubes da cidade. No Minas Tênis Clube, há a recomendação de que pessoas com sintomas de gripe, que pertençam ao grupo de risco ou recém-chegadas do exterior, não frequentem o espaço.
Todos os eventos sociais e recreativos, além das apresentações no Centro Cultural Minas Tênis Clube, aulas dos cursos esportivos e treinamentos dos grupos de base seguem suspensos. As medidas são válidas até o dia 31 de março.
O presidente da Fecemg (Federação dos Clubes do Estado de Minas Gerais), Marcolino de Oliveira, disse que um comitê se reuniria para fazer novas análises e recomendações às entidades do estado por conta do coronavírus. “Evidentemente que cada direção terá a sua decisão, mas estaremos com especialistas e representantes dos clubes para traçar estratégias”, afirma.
De acordo com Oliveira, a federação acompanha o andamento das normas estabelecidas por cada clube. “Alguns já se posicionaram, fizeram isolamentos, mas não há ainda nenhuma determinação concreta”, adianta.