atendimento

Contra golpe da falsa central, Nubank lança recurso de verificação de chamada

Com a nova ferramenta, cliente pode checar na página inicial do app quando o banco faz um contato telefônico direto

Por O Tempo
Publicado em 09 de abril de 2024 | 12:38
 
 
 
normal

O Nubank anunciou que os mais de 90 milhões de clientes que utilizam o aplicativo do banco no Brasil irão contar com mais um recurso de segurança contra golpes. A ferramenta denominada “Chamada Verificada” permitirá aos usuários checar na tela inicial do app se estão de fato em uma ligação realizada pelo Nubank, quando receberem um contato telefônico.

De acordo com o banco, a funcionalidade - que será disponibilizada gradualmente para todo o país nas próximas semanas -, não possibilitará que o conteúdo das ligações sejam gravados ou ouvidos pelo Nubank, seguindo as regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 

“Essa nova função dá aos usuários um recurso em tempo real para estarem mais protegidos contra um golpe que, infelizmente, se tornou muito comum no Brasil,", afirma a vice-presidente de Engenharia e gerente geral de combate a fraudes do Nubank, Fabiola Marchiori. 

Como vai funcionar?

Ao receber uma ligação, o cliente pode abrir o app do Nubank para visualizar um alerta na tela inicial e confirmar que a chamada é legítima. É importante ressaltar que a função é ativada nos casos de ligações iniciadas pela própria empresa ou por seus parceiros credenciados – não se aplica quando o contato é feito proativamente pelo cliente. Além disso, as chamadas são identificadas no app apenas a partir do momento em que o usuário atende a ligação feita pelo Nubank.

A empresa destaca que sempre que a equipe de atendimento entrar em contato com um cliente, aparecerá uma mensagem na tela inicial do app com os dados da ligação. Depois de atender a chamada, basta entrar no app e procurar pela mensagem. Ao clicar nela, será possível visualizar as informações abaixo: 

  • O nome da empresa (se é o Nubank ou se é uma das empresas parceiras que prestam serviços para o Nubank);
  • A data e hora da chamada;
  • O número do protocolo de atendimento. 

Reforço de proteção 

De acordo com o Nubank, esse recurso se soma a uma série de outras inovações exclusivas criadas para a segurança do usuário, como o Modo Rua, a ferramenta que protege seu aplicativo sempre que você estiver fora de casa; o Alô Protegido, que bloqueia ligações que fraudam o número de telefone do Nubank; e o Me Roubaram, uma plataforma para registrar ocorrências de roubo, furto ou perda de celular e desconectar a conta do aparelho.

Como identificar outros sinais de golpe

Além da Chamada Verificada, existem outros sinais que podem ajudar a identificar se um atendimento é legítimo ou não. O Nubank ressalta que nunca liga para confirmar transações suspeitas no cartão ou envia mensagens para solicitar que você compartilhe sua senha ou qualquer código de segurança. Também não pede para que os clientes realizem operações como baixar um app ou enviar um Pix para anular uma transação. O mesmo vale para pedidos de empréstimo sob a falsa alegação de que um empréstimo cancela o outro. 

A empresa reforça em todos os seus canais que também não solicita que as pessoas baixem aplicativos, forneçam dados pessoais ou troquem senhas durante ligações. Diante de qualquer suspeita, o melhor caminho é desligar a chamada e procurar o banco diretamente pelos canais oficiais de atendimento: pelo chat do app, telefone (4020 0185 e 0800 591 2117) ou e-mail (meajuda@nubank.com.br).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!