O Dia Livre de Impostos, celebrado na próxima quinta-feira (25), contará novamente com parceiros tradicionais da campanha, como a drogaria Araujo, o Minas Shopping, o Supernosso e o posto de combustíveis Pica Pau (na avenida do Contorno). Em 2022, 1.100 estabelecimentos de Belo Horizonte e região metropolitana aderiram à campanha de descontos. Neste ano, pelo menos um outro grande estabelecimentos da cidade participará pela primeira vez: o supermercado Verdemar. A ideia é que as lojas vendam itens pelo preço que eles teriam caso não fossem tributados.
A novidade foi confirmada pelo vice-presidente institucional de relações políticas da Câmara dos Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), uma das entidades organizadoras, Leonardo Bonfim. “Nossa expectativa é aumentar o número de participantes neste ano, além de todos os que tivemos no ano passado. Duas ações que sempre chamam atenção são a da gasolina e a do gás. Neste ano, teremos mais um posto e mais uma distribuidora de gás de cozinha”, adianta.
O consumidor poderá conferir as primeiras ofertas a partir de segunda-feira (22/05) no site oficial do Dia Livre de Impostos. Os lojistas devem cadastrar os produtos que desejam colocar em promoção e o próprio site calcula qual será o preço sem impostos, com base em informações do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) também adiantou que lojas do Mercado Central participarão da campanha do Dia Livre de Impostos. Ela é organizada nacionalmente pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Embora o cliente pague menos pelos produtos, os lojistas pagam impostos ao governo estadual e federal normalmente.