Em entrevista para a série Live do Tempo, na tarde desta quarta-feira (29), o presidente do Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro-MG), André Lacerda, disse que é desafiador o ambiente da publicidade em meio à pandemia de coronavírus. Segundo ele, o processo de digitalização de processos nos meios de comunicação é acelerado em tempos de isolamento – e também irreversível.
“Se antes já havia uma estruturação do pensamento digital, agora já existem estratégias de como as pessoas vão se utilizar do meio digital, e isso é irreversível. As pessoas estão com comportamento digital, até porque estão reclusas, há o teletrabalho... É um admirável mundo novo para gente entender como essas ferramentas serão incorporadas nesse mundo”, disse.
Ele também explicou que uma série de novos comportamentos passaram a surgir em meio à pandemia. E as pessoas, de modo geral, querem ver posicionamento das marcas, das empresas. “As pessoas também querem ver ação: ‘olha, nós que somos uma empresa que agimos assim e assim estaremos fazendo assim’”, disse
Para André Lacerda, também houve uma busca maior por informações de credibilidade nos últimos tempos, mas, em contrapartida, houve uma retração no valor que é investido em mídia.
“As pessoas que procuram por notícias querem saber a origem e a credibilidade. E isso é muito bom para os veículos de comunicação, porque houve um retorno ao básico, às mídias de credibilidade, e isso é muito bom para a sociedade em si”, explicou. Em contrapartida, segundo ele, a primeira reação do mercado ante a pandemia foi de cancelamento de valores destinados a publicidade. “A primeira reação dos anunciantes é muito ortodoxa, de frear investimentos”, frisou.
Segundo ele, porém, neste cenário de incerteza, marcas que continuaram seus investimentos em meio à pandemia “estão se dando bem, com sedimentação do mercado”. E explicou que Minas é uma grande praça nacional para produtos e ideias. “Somos uma cultura, um povo que tem uma facilidade de entender as coisas. As coisas testadas e aprovadas em Minas Gerais dão certo no Brasil”, afirmou.
Pacotes de viagens e vouchers para bares e restaurantes
Sobre as empresas de turismo e dos setores de bares e restaurantes, que utilizam estratégias da compra de serviços agora para utilização pós-pandemia, André Lacerda diz que são iniciativas efetivas, mas que não resolvem o problema.
“São tentativas louváveis de tentar adiantar o investimento do cliente para este momento em que temos um buraco de consumo para ele usufruir depois. Temos que trabalhar isso como um efeito promocional, como vantagem para o cliente. É um trabalho de sedução e de convencimento que existe, mas que compete com a situação atual das pessoas sobre o futuro delas”, disse.
Indústria em Minas
Em Minas Gerais, segundo o presidente do Sinapro-MG, existem 2.400 agências de propaganda registradas na Junta Comercial, sendo que 1.200 têm foco essencial na propaganda, um mercado que tem cerca de 30 mil pessoas. “A gente intermedeia serviço para toda uma cadeia, que é enorme. São os veículos (de comunicação), o mercado da internet, a gente mexe com toda uma cadeia. Temos em Minas um investimento de mais de R$ 1 bilhão por ano só com os veículos de comunicação”, explicou.
Ao fim da pandemia, frisa André Lacerda, o mercado vai depender muito do que as empresas vão querer dentro do mercado digital. “Vai todo mundo precisar (de uma estratégia digital). A gente já percebe uma procura enorme de pessoas querendo fazer sites, aplicativos, lojas virtuais. Elas perguntam: como é que me comunico, qual a linguagem adequada, como crio um vínculo de relacionamento. A necessidade de ter uma estratégia não mudou”, frisando que as figuras dos profissionais de publicidade e propaganda e jornalismo continuam sendo fundamentais nesse processo.
Veja abaixo a entrevista completa: