Não é uma mera impressão sua: a Araujo está mesmo em todo lugar. Por mês, a empresa abre de três a quatro filiais em Minas. Na próxima quinta-feira (9/11), a empresa vai inaugurar a sua primeira unidade no bairro Gabiroba, em Itabira, na região central do Estado. A ideia é inaugurar outras sete no Estado ainda este ano. Já são mais de 300 pontos em 50 municípios mineiros e o investimento para 2024 está na casa dos R$ 100 milhões. Mas, por ora, os planos de ‘dominação’ da empresa só se estendem mesmo sobre o território mineiro, apesar dos inúmeros pedidos para que ela vá para outros grandes centros do país. “A ideia é realmente fortalecer a nossa marca no nosso principal mercado, que é Minas Gerais. O cliente tem um link emocional forte aqui”, conta Alexandre Costa, gerente de expansão e novos negócios da empresa.
Segundo o executivo, a unidade prestes a ser inaugurada em Itabira é apenas uma de outras duas filiais previstas para o município: uma com entrega prevista no primeiro semestre e a outra no segundo. A cidade vizinha de João Monlevade também ganhou uma loja e duas novas estão nos planos para o próximo ano.
Cada unidade gera de 25 a 30 empregos diretos e chega a 200 indiretos no total. Atualmente, a empresa tem mais de 10 mil funcionários.
Em território itabirano, a Drogaria Araujo acabou se instalando no bairro Gabiroba, distante da região central, comumente escolhida pela marca para se estabelecer em uma nova cidade. “Ele [o bairro] abriga 40 mil habitantes. Tem município em Minas que não tem essa população. Tem grandes redes de hipermercados e muito lançamento imobiliário acontecendo na região. É um pólo comercial interessante, em franco crescimento”, considera Costa.
A última inauguração deste ano da Araujo deve ser em Ipatinga, na segunda quinzena de dezembro. A nova loja, no Vale do Aço, será a quarta filial na região, que já tem presença nos municípios de Timóteo e Coronel Fabriciano. Costa conta que a marca sempre prioriza cidades pólo para se estabelecer. “Obviamente que existe também uma questão de logística. Este ano a gente tomou esta decisão de investimento nesse eixo porque teve duplicação [de parte] da BR-381, que facilitou a chegada a esses municípios”, explica o gerente.
Antes de abrir uma drogaria, a Araujo faz toda uma avaliação mercadológica no que diz respeito à idade, potencial de mercado e renda média familiar dos clientes. “A gente faz todo esse mapeamento e, óbvio, também temos preferência por esquina, lojas com vaga de estacionamento para ter conforto para o cliente e acessibilidade ao imóvel, [fora] a visibilidade da fachada”, detalha Costa.
Na outra ponta do mapa, a marca pretende investir no eixo da BR-040. Ela já está em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, a 262 quilômetros da capital. A cobertura no Sul de Minas também deve ser ampliada, segundo o executivo. Já há unidades em São Lourenço, Varginha e Poços de Caldas, sendo que o primeiro município abriga a loja mais distante da capital mineira - são 392 quilômetros até BH.
Produtos de conveniência são responsáveis por 50% do faturamento da Araujo
Em 2022, a Drogaria Araujo aumentou em 20% o seu faturamento, chegando ao montante de R$ 3 bilhões. A previsão é que, neste ano, haja um incremento também de 20% nas vendas. Atualmente, os produtos de conveniência são responsáveis por 50% dos resultados. Desde sua fundação, em 1906, a farmácia já oferecia um mix mais variado de produtos. Atualmente, é possível encontrar de ração para cachorro à pipoca “e até remédio”, como brincam os mineiros.
Dos vinte contratos de novas unidades já fechados para o ano que vem, a maior parte, entre 13 e 15, são de lojas no interior de Minas, a 400 quilômetros de Belo Horizonte. “A expectativa é boa para 2024. Temos estabelecido em torno de 45 a 50 aberturas de lojas ao ano e devemos manter os R$ 100 milhões de investimento”, explica o executivo da Araujo.
Segundo Costa, no próximo ano haverá reforço da marca nas cidades de Contagem e Betim e há uma atenção especial para Lagoa Santa e Santa Luzia. “É um mercado que tem crescido muito; tem investimento de construtoras e imobiliárias. BH já não tem mais espaço. Tem uma limitação”, explica.
Também em 2024, Patrocínio, deve ganhar sua primeira unidade, enquanto Patos de Minas, ambas na região do Alto Paranaíba, abrirá sua terceira filial. O Norte de Minas e o Triângulo Mineiro são apontados pelo executivo como as regiões ainda a serem exploradas comercialmente pela marca. “São dois grandes eixos que nós não temos cobertura. Para os próximos anos, [a Araujo] vai entrar, certamente”, prevê.
RAIO-X DROGARIA ARAUJO
Número de lojas
- Minas: 308 unidades
- Belo Horizonte: 178 unidades
- Região metropolitana + interior de MG: 130 unidades
Filial mais distante: São Lourenço, a 392 Km
Faturamento
- 2022: R$ 3 bi
- Previsão 2023: + 20%
História da Araújo
Em 1906, Abelardo de Faria Alvim e José Lage Martins da Costa fundaram a Pharmácia Mineira, que anos mais tarde seria comprada por um empregado, que trabalhava no local, o jovem Modesto Carvalho de Araujo, então com 17 anos. Assim que assumiu a farmácia, ele mudou o nome do estabelecimento para Drogaria Araujo.
Ela foi a primeira drogaria de Belo Horizonte a oferecer o plantão 24 horas (1933), pioneira no serviço de telemarketing do Brasil – o Drogatel Araujo (1963), a primeira drogaria Drive-Thru (1990) e a primeira rede a implantar o modelo drugstore.
A empresa hoje já está na terceira geração da família Araujo.