A Sony anunciou, nesta quarta-feira (20), que o preço do seu console de videogame PlayStation 5 aumentou em 50 dólares (aproximadamente 274 reais na cotação atual) nos Estados Unidos, devido a um “ambiente econômico complexo”.
As tarifas alfandegárias impostas pelo presidente americano, Donald Trump, aumentaram o custo dos bens importados para o país, fazendo com que empresas como a japonesa Sony decidissem repassar esse aumento aos consumidores.
“Semelhante ao que ocorre com muitos negócios globais, continuamos navegando em um ambiente econômico complexo”, disse a vice-presidente de marketing global da Sony Interactive Entertainment, Isabelle Tomatis.
Inicialmente, os Estados Unidos ameaçaram o Japão com a imposição de tarifas de 25%, mas por fim concordaram com uma tributação de 15%.
“Como resultado, tomamos a difícil decisão de aumentar o preço de varejo recomendado para os consoles PlayStation 5 nos Estados Unidos”, afirmou a executiva.
Assim, o novo preço do PS5 será de US$550 (R$3.010), com uma “Edição Digital” por US$500 (R$2.736) e uma versão “Pro” por US$750 (R$4.104), de acordo com Tomatis.
Em maio, a Sony anunciou que estava considerando ajustes de preços nos Estados Unidos ao estimar que as tarifas poderiam custar à companhia cerca de 680 milhões de dólares (3,72 bilhões de reais) no ano fiscal.
As empresas americanas também sentem os efeitos das novas tarifas. A gigante dos cosméticos Estée Lauder estimou recentemente que o impacto seria de 100 milhões de dólares (547 milhões de reais) para o ano fiscal de 2026 e planeja ajustes de preços para mitigar o custo adicional.
Por sua vez, a gigante de lanches e refrigerantes PepsiCo pode subir seus preços em 10% para amenizar os efeitos das sobretaxas, em particular aqueles que incidentem sobre o alumínio importado usado nas latas de suas bebidas, segundo a revista especializada Beverage Digest.
Enquanto isso, o fabricante de bebidas energéticas Monster Beverages avalia elevar seus preços devido a um “panorama aduaneiro complexo e dinâmico”, de acordo com seu diretor executivo, Hilton Schlosberg.