Em cenário de retomada da economia no Brasil, negócios voltados para ajudar empresas vêm ganhando espaço.

Grande parte dos expositores que participaram ontem da oitava edição da Feira do Empreendedor, realizada a cada dois anos pelo Sebrae Minas, trabalha com modelo de negócios focados em atender micro e pequenos empresários.

O evento reúne pelo menos 12 mil pessoas até este sábado (19) em Belo Horizonte e é focado em trazer oportunidades e capacitação para quem quer abrir uma empresa no Estado.

De acordo com Gabriela Godoy, analista do Sebrae Minas, o ambiente de desemprego e crise econômica dos últimos anos contribuiu para que pessoas buscassem outras alternativas de renda e, com isso, o mercado de “negócios para negócios” cresceu.

“Muitas vezes começa-se a empreender em épocas de dificuldade. A pessoa só precisa da força de vontade dela e um espírito empreendedor”, acredita Gabriela.

Uma das empresas que apostaram nesse mercado foi a Fast Patch, que desenvolveu uma técnica nova de confecção de roupas e comercializa “pacotes empreendedores” voltados para quem quer abrir um negócio.

Criada por Valéria Souza, o marido dela e o filho, a Fast Patch atende hoje 2.000 clientes em todo o Brasil e oferece todo o maquinário a partir de R$ 3.110.

Segundo a fundadora, o objetivo é possibilitar um caminho a pessoas que buscam novas maneiras de gerar renda, seja para complementar o salário, ou se dedicar exclusivamente a um empreendimento.

“Além dos pacotes, damos treinamento, suporte e abastecemos o cliente com informação para que ele consiga tocar sua vida e empreender com nosso produto”, diz Valéria.

Há 17 anos no mercado, a Vismaster, empresa especializada no desenvolvimento de máquinas de empadas, também oferece serviços voltados para o pequeno empreendedor.

A companhia, que atende cerca de 200 novos clientes por mês, vende equipamentos que produzem até 300 salgados.

“Grande parte da nossa clientela é composta por pequenos empreendedores, que buscam ou começar um negócio ou avançar na produção do que tem. Muitas vezes, eles começam pequenos e montam uma linha de produção de empadas com o tempo”, diz o coordenador de vendas Lécio Costa.

Com cerca de 2.500 participantes por dia, a Feira do Empreendedor, do Sebrae Minas, termina neste sábado (19). O endereço é avenida Barão Homem de Melo, 329.

Brumadinho

O Sebrae Minas vai abrir, em fevereiro do ano que vem, uma escola de empreendedorismo para capacitar jovens de Brumadinho, na região metropolitana de BH.

O objetivo é oferecer um curso técnico em administração que deve atender anualmente 120 alunos, com idade entre 16 e 24 anos. O curso, focado na população carente, terá duração de 12 meses.

Desde a tragédia da Vale na cidade, que matou ao menos 251 pessoas em janeiro deste ano, o Sebrae atua para ajudar a reerguer negócios em Brumadinho.