O termo ferro-gusa é um dos mais buscados na web na manhã desta segunda-feira (25). O assunto voltou a ganhar destaque após o Fantástico, da TV Globo, exibir uma reportagem mostrando uma investigação que identificou uma quadrilha que roubava ferro-gusa em Minas. 

No material divulgado nesse domingo (24), a Polícia Civil de Minas Gerais havia identificado 18 envolvidos no grupo criminoso. O trabalho investigativo da polícia iniciou há dois anos e já recuperou cerca de quatro toneladas do material furtado

Entenda mais sobre o ferro-gusa, atividade do setor siderúrgico que representa parte importante da economia brasileira: 

O que é ferro-gusa?

De acordo com o Sindicato da Indústria do Ferro de Minas Gerais (Sindifer-MG), o ferro-gusa é o resultado da fusão e purificação do minério de ferro, em alto forno, transformado em um líquido 95% ferroso. 

Produção

Em Minas Gerais está instalado o maior e mais importante parque industrial produtor de ferro-gusa do Brasil, segundo o Sindifer. O parque está localizado na parte central do estado, distribuído por vários municípios ao redor da capital.  

O conjunto é composto de 63 plantas que, juntas já produziram 6,3 milhões de toneladas em um ano. Atualmente, 43 usinas estão em funcionamento no estado. A produção de ferro-gusa em Minas representa 75% da produção nacional.

Mercado

O ferro-gusa produzido em Minas Gerais tem como destino o mercado nacional e a exportação. De acordo com o sindicato, o que é destinado ao mercado nacional representa, aproximadamente, 93% do produto adquirido pelas aciarias e fundições. Já as exportações são destinadas a vários países, da Ásia, América e Europa, com destaque para: Estados Unidos, China, Taiwan, Holanda e México.

O Sindifer aponta que a grande vantagem competitiva para a indústria de gusa em Minas é o fato de o estado estar ligado a vários outros estados e aos principais portos marítimos de Vitória e do Rio de Janeiro, por onde o produto é embarcado para os mercados internacionais.     

Produtos e uso

O ferro-gusa é usado como matéria prima na indústria de fundição e na produção de aço, que por sua vez faz parte da transformação de produtos que estão presentes no dia a dia das pessoas. A indústria automotiva e a construção civil também utilizam em suas bases o gusa. 

A investigação 

De acordo com a Polícia Civil, do início de 2020 até março deste ano, foram 470 registros de ocorrência sobre o furto de ferro-gusa. Os furtos ocorrem, principalmente, nas ferrovias da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), onde ficam instaladas as indústrias. O estado de Minas Gerais é o principal produtor do material no Brasil e é responsável por 77% da produção nacional.

Crianças e adolescentes estão entre os principais aliciados para cometerem os furtos. Eles ficam responsáveis por subir nas composições em andamento, retirar o ferro-gusa e jogar os materiais para fora dos trilhos.

Um dos boletins de ocorrência anexados à investigação apontou que um grupo conseguiu retirar cerca de 60 toneladas de ferro-gusa das composições em uma única vez. Uma parte da carga foi resgatada pela polícia.

A corporação também constatou o furto de mais de 1.600 toneladas de ferro-gusa entre dezembro de 2021 a abril de 2022, na ferrovia que liga Belo Horizonte à Vitória, no Espírito Santo. O valor perdido seria capaz de encher 28 vagões ou 91 caminhões de carga. (Com Folhapress)