Combustíveis

Governo anuncia proposta para aumentar teor de etanol na gasolina para 30%

Ministro Alexandre Silveira disse que será criado um grupo de trabalho para discutir a medida


Publicado em 28 de abril de 2023 | 17:15
 
 
 

O governo federal vai propor o aumento de 27,5% para 30% do teor de etanol na gasolina. A ideia, que será discutida na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), foi anunciada nesta sexta-feira (28) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante a 6ª edição da Abertura da Safra Mineira da Cana de Açúcar, em Uberaba (MG).

“Este aumento deverá acontecer de maneira gradual, com previsibilidade e transparência. Vamos fazer essa avaliação técnica junto com a indústria automotiva e o setor produtivo de etanol para dar segurança aos consumidores. O aumento do teor de etanol vai contribuir para a segurança energética do nosso país, com a redução das importações de gasolina e para a transição energética, pela redução das emissões de gases do efeito estufa”, explicou o ministro.

Silveira disse ainda que será criado um grupo de trabalho dentro do CNPE para a discussão da medida. O conselho reúne 16 ministérios para estabelecer a política energética do governo. A primeira reunião do colegiado na atual gestão contou, inclusive, com a participação do presidente Lula.

Durante a abertura da safra de cana-de-açúcar, o ministro também prometeu dar apoio ao setor, que estima aumentar a produção em 2023 e 2024, superando as 71,8 milhões de toneladas registradas em 2020, maior volume já produzido no Estado.

O evento de abertura da safra mineira foi promovido pela Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) e pela Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG) e realizado na usina Vale do Tijuco.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!