negócio

Grupo dos EUA compra Skala Cosméticos, empresa mineira de produtos de cabelo

Marca é uma das maiores do setor de beleza brasileiro, com expansão de cerca de 30% nos últimos anos

Por O Tempo
Publicado em 29 de fevereiro de 2024 | 13:03
 
 
 
normal

O grupo de investimento norte-americano Advent International adquiriu o controle da Skala Cosméticos, marca mineira líder em haircare no Brasil e que desenvolve produtos 100% veganos. A gestora de fundos não divulgou o valor da transação, mas afirmou que o investimento faz parte dos US$ 2 bilhões dedicados a negócios na América Latina. 

A empresa mineira, sediada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, iniciou a negociação com o grupo dos EUA há mais de dois anos. A marca é uma das que mais crescem no setor de beleza brasileiro, com expansão anual de cerca de 30% nos últimos anos. É a quarta maior no segmento de haircare no Brasil, e exporta seus produtos para mais de 40 países.

Cyro Gazola, ex-CEO da Caloi, foi nomeado CEO da Skala. “Estou honrado por ter a oportunidade de ser próximo líder da Skala. A empresa criou uma marca que se conecta aos clientes e se destacou na indústria de beleza e cosméticos, e essa combinação nos posicionará para um futuro de crescimento,” afirma o executivo. 

Nos últimos 25 anos, os fundos administrados pela Advent investiram mais de US$ 7 bilhões em 70 empresas na América Latina. No Brasil, recentemente o grupo adquiriu o controle do Grupo CRM, responsável pelas marcas Kopenhagen e Brasil Cacau e do Grupo BIG (antigo Walmart Brasil). 

“A nossa parceria com a Advent ajudará a acelerar o crescimento da Skala nos mercados nacionais e internacionais, ao mesmo tempo que nos permitirá avançar em agendas importantes, como a excelência operacional e a inovação em grande escala. Estamos orgulhosos pelo reconhecimento de marca que construímos no Brasil”, afirma Antonio Sousa, que liderou a Skala como CEO pelos últimos 8 anos e seguirá como acionista da companhia. 

A Skala

Fundada em 1986, a Skala é pioneira na comercialização de cremes de tratamento para cabelo em embalagens de um quilo. O "Banho de Creme", inventado pela marca, é hoje um ritual de beleza incorporado ao dia a dia de milhões de mulheres no Brasil e no mundo. Desde julho de 2018, a empresa se tornou uma marca 100% vegana, cruelty free e que utiliza ingredientes de origem vegetal.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!