Como escreveu o escritor Machado de Assis, "não é a ocasião que faz o ladrão". A forma exata do provérbio, segundo ele, deve ser: "A ocasião faz o furto; o ladrão nasce feito." E tem ladrão para tudo, até para pão francês congelado.
Na tarde desta segunda-feira (2), dois suspeitos andavam pela rua Curitiba, no centro de Belo Horizonte, procurando uma vítima para assaltar, segundo a polícia, quando viram um caminhãozinho-baú com o motorista e o ajudante descarregando pães congelados e levando as caixas para dentro de um supermercado.
A dupla ficou lá observando, à espreita, e assim que o motorista do caminhão e o ajudante entraram no supermercado, os dois mais do que depressa abriram o caminhão, colocaram duas caixas de pão congelado em um carrinho de mão, e fugiram.
Só que eles não sabiam que estavam sendo observados o tempo todo pelas câmaras do Olho Vivo. Não deram dez passos e quem estava na frente deles? A PM.
A ação foi tão rápida que, quando os entregadores de pães saíram do supermercado, ficaram surpresos ao encontrarem a PM já com os presos e a mercadoria recuperada.
De acordo com o sargento Márcio Gray, da 6ª Companhia do Primeiro Batalhão, as câmeras do Olho Vivo já estavam flagrando os dois ladrões, em atitudes suspeitas, quando eles se aproximaram do caminhão, devagarinho, como se pisassem em ovos.
"Estávamos próximos ao local e o Olho Vivo nos passou as características dos autores e o local para onde os mesmos estavam se deslocando", contou o sargento.
"O rapaz do caminhão até se assustou quando a gente chegou procurando por ele, avisando do furto. Ele nem tinha conhecimento ainda do furto e ficou bastante surpreso e nos agradeceu bastante ", comentou o militar.
Segundo o sargento, os ladrões não tinham a intenção de assar os pães para comer. "Normalmente, eles já furtam com a intenção de passar para terceiros, em busca de alguma vantagem econômica", disse o sargento.
Os suspeito foram levados presos para a Delegacia de Plantão 2 (Deplan), da rua Conselheiro Rocha, no bairro Floresta. Os dois já têm passagens pela polícia por furto.