'realidade real'

IBM vai substituir 7.800 empregos com inteligência artificial, diz site

CEO da empresa confirmou que 30% das funções não voltadas para clientes serão substituídas


Publicado em 02 de maio de 2023 | 15:12
 
 
 
normal

O CEO da International Business Machines (IBM), Arvind Krishna, disse à rede Bloomberg News que a empresa irá interromper as contratações para determinadas posições e substituirá 7.800 empregos por inteligência artificial (IA) nos próximos anos. A alegação foi feita nesta segunda-feira (1). 

Ainda de acordo com o empresário, as funções de backoffice, que não têm ligação direta com o cliente, serão as principais afetadas com a medida. A contratação para estas funções, como recursos humanos, será suspensa ou diminuída, disse Krishna. Em cinco anos, todas as posições deste setor poderão ser substituídas por inteligência artificial.

"Eu poderia ver facilmente 30% disso sendo substituído por IA e automação em um período de cinco anos", disse Krishna à Bloomberg News. 

A afirmação é feita em um momento em que discussões sobre a utilização de IA e as possibilidades que geram para a humanidade estão em alta. Desde o lançamento do ChatGPT, em novembro de 2022, o assunto popularizou-se e teorias em relação a substituição da força de trabalho humano pela tecnologia é constante. 

Questionada sobre a afirmação, a IBM ainda não se posicionou. (Com informações da Folha de São Paulo)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!