Tecnologia

Mineiramente, Microcity conquista mercado nacional

Empresa, com faturamento anual de R$ 100 milhões, planeja crescimento no Nordeste do país

Por Pedro Grossi
Publicado em 14 de agosto de 2013 | 03:00
 
 
 
normal

No vídeo de apresentação da Microcity, o locutor elenca uma série de obstáculos enfrentados pela empresa ao longo dos últimos 29 anos. “Foram seis moedas, cinco presidentes, duas moratórias e um impeachment”, diz o texto. A empresa, fundada em 1984, nasceu junto com a Lei da Informática, que reservava o mercado para empresas brasileiras e impedia a entrada de fabricantes internacionais.

De cada obstáculo, a Microcity saiu um pouco diferente. Começou como revendedora de computadores individuais, quando esse mercado ainda engatinhava no país, e hoje lidera o mercado de serviços de infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), com market share de 14,4%.


“Nossos concorrentes são os próprios fabricantes de desktop (a HP detém 12,6% do mercado nacional), mas temos como diferencial do atendimento e serviço personalizado”, justifica o diretor Comercial da Microcity, Marcelo Rodrigues. O fato de ter crescido tanto em um período marcado por incertezas tanto políticas quanto econômicas é o que traz otimismo para o futuro. “O potencial do mercado ainda é enorme e temos uma visão de longo prazo”, diz Oliveira.

É essa visão de longo prazo que permite à empresa ter índices de crescimento de 5% a 7% ao ano – números modestos se aplicados à uma grande empresa do ramo. “É um crescimento sustentável, que acontece por meio de recursos próprios e com uma visão de negócios planejada”, esclarece Rodrigues. Para o ano de 2013, a expectativa é de aumentar o faturamento em 8%, ultrapassando os R$ 100 milhões.

Mercado. Quatro anos após sua fundação, a Microcity passou a alugar seus equipamentos para grandes empresas se responsabilizando também pela manutenção das máquinas, serviço raro na década de 1980. Com a privatização das teles, na década de 1990, a Microcity fez um contrato com a Embratel para fornecer sete mil roteadores. Foi a senha para a empresa expandir seus negócios para outros Estado. Hoje, além da matriz em Belo Horizonte, a Microcity possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, mas, até o final desse ano, um novo escritório será aberto no Nordeste, que já representa 8% do mercado. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!