Um setor que tem sido muito beneficiado pela crise econômica é o das escolas preparatórias para concursos públicos. As demissões noticiadas, ou simplesmente o medo de perder o emprego, têm empurrado grande número de pessoas para as salas de aula dos cursinhos em busca da estabilidade de um emprego no serviço público. Algumas escolas registraram um aumento de até 100% no número de matrículas em janeiro e planejam, com isso, uma expansão dos negócios.
É o caso do Mega Concursos, que tem cinco unidades em Belo Horizonte, com cerca de 2.500 alunos matriculados. "O movimento extrapolou o que esperávamos, por isso tivemos que abrir mais turmas. Tivemos praticamente o dobro de inscrições que teríamos normalmente nessa época do ano", comemora o professor Rodrigo Borges.
O Mega pretende abrir mais duas unidades ainda este ano e ampliar o número de alunos para 5.000. Já o curso Pleno Preparatório, ex-BMW, terá que contratar mais funcionários e inaugurar mais uma unidade ainda este ano, para dar conta do aumento do movimento. "Nossa demanda cresceu em cerca de 100%. Vimos claramente que este aumento está relacionado com a crise econômica e com o medo das demissões", afirma a diretora Cristiane Mota.
A escola Meritus, que tem somente três anos e quatro unidades em funcionamento, também planeja inaugurar em breve novas unidades, inclusive no interior do Estado. "Temos muita procura de pessoas que moram no interior", diz o diretor comercial Denis Ricardo de Souza.
Fusão lucrativa. Os dois mais antigos cursinhos especializados em concursos públicos de Belo Horizonte - o Orvile Carneiro e o Maurício Trigueiro - anunciaram uma parceria que reflete a solidez dos negócios nesse segmento.
As duas escolas, que juntas já somam nove unidades funcionando na região metropolitana de Belo Horizonte, se fundiram em uma única empresa e planejam inaugurar mais três unidades ainda este ano, também na Grande Belo Horizonte, passando dos atuais 5.000 alunos para 8.000. Uma delas será no shopping Paragem, no Buritis, que irá funcionar sob a marca Maurício Trigueiro.
"Haverá um intercâmbio de professores e a unificação dos materiais didáticos, mas serão mantidos os nomes de cada unidade, e as turmas que já existem. O motivo da fusão é justamente a expansão dos negócios. Registramos um aumento de 40% no número de matrículas em janeiro. As salas estão lotadas", diz a assessora de comunicação do Orvile Carneiro, Vivian Alves.
PreOnline
Preparação pela Internet. Para quem não tem condições de frequentar cursinhos ou quer reforçar o aprendizado da sala de aula, o site www.preonline.com.br oferece um guia de estudos, com exercícios comentados e mais de 41 mil questões que já saíram em provas de concursos. Também disponibiliza simulados para resolução online, além de notícias atualizadas sobre vagas, editais e salários oferecidos.