Na década de 90, os médicos oncologistas Amândio Soares, 56, e Roberto Porto Fonseca, 68, sentiram a necessidade de se criar uma empresa com um serviço de oncologia para oferecer ao paciente um tratamento diferenciado em termos de humanização. Assim, em 1994, surgiu a Oncomed, em Belo Horizonte, “com o paciente no centro de tudo”, como Soares gosta de dizer.
Com 60 mil pacientes atendidos em 25 anos de história, Soares e Fonseca estão finalizando as obras do segundo hospital da Oncomed, que deve iniciar a operação em março de 2020, no bairro Mangabeiras, também na capital mineira. Serão 2.000 novos empregos diretos – parte deles já está em processo de contratação –, que se somarão aos 185 já existentes na unidade do Barro Preto.
Num investimento de R$ 350 milhões, Amândio explica o diferencial da nova unidade: “Além de ter tudo de mais moderno, pretendemos levar para o hospital o que fazemos na clínica, que é o acolhimento, a valorização à vida, e oferecer o que chamamos de ‘experiência do paciente’, que vai ser acolhido desde o diagnóstico até completar o tratamento, e avaliar a eficácia e a segurança do paciente num tratamento humanizado, completo, qualificado e com segurança”.
Em relação aos equipamentos do novo hospital, Soares conta que serão utilizados os aparelhos de radioterapia mais modernos, importados dos Estados Unidos. “A precisão da radioterapia é maior que a dos outros (equipamentos). A radiação é precisa sem afetar, sem trazer complicação para estruturas adjacentes. Vamos começar com dois aparelhos, com a possibilidade de evoluir para o terceiro, de acordo com a demanda”, explica o sócio-fundador.
Com atendimento a toda a população, seja de planos de saúde, particular ou SUS, os sócios-fundadores trabalham com a previsão de 13 mil internações, 186 mil exames e 7.000 cirurgias no primeiro ano de funcionamento do hospital.
Soares ainda conta que a nova unidade terá 38 mil metros quadrados de área construída. “Ela terá o maior telhado verde da América Latina. A área passou por uma reestruturação, e o projeto foi para que ocorra uma harmonização com o ambiente onde o paciente está internado”, conta ele, referindo-se ao local onde já funcionou o prédio do Instituto Hilton Rocha.
Com 240 leitos, o hospital da Oncomed obteve a licença de instalação e vai solicitar a licença de operação quando estiver pronto.
Incidência de casos de câncer está em alta na população
Um dos sócios-fundadores da Oncomed, o oncologista Amândio Soares conta que a incidência de casos de câncer está aumentando na população devido a vários fatores, entre eles a melhoria no diagnóstico da doença e o estilo de vida moderna.
Outro ponto é em relação à faixa etária. Soares explica que, apesar de o câncer poder acometer pessoas de qualquer idade, a doença afeta a população idosa, e nossa população tem envelhecido, haja vista que o grupo populacional que mais tem envelhecido no Brasil é o que se refere à faixa de estudo da população de 60 anos, segundo o IBGE.
A diversificação nas especialidades – o novo hospital da Oncomed terá atendimento oncológico, cardiovascular, além de ortopedia e oftalmologia – é devido à expectativa de vida da população, que tem aumentado de maneira significativa e levado a uma maior longevidade.
“Estamos no mercado de trabalho com pessoas de 60 anos com a mesma garra se tivessem 30, 40 anos. Essa população está superando doenças como câncer e doenças cardiovasculares. Tudo pela melhoria das condições de saúde, prevenção, melhoria da qualidade de vida, que tem aumentado as expectativas da população, para uma mediana de 79 anos no caso das mulheres e 72 anos para os homens”, informa o oncologista.
Perspectivas
- O hospital da Oncomed está sendo implantado no antigo prédio do Instituto Hilton Rocha, no bairro Mangabeiras, na região Centro-Sul de BH.
- O edifício terá conceito de harmonização com o ambiente, buscando inovar na eficiência energética, reúso da água e utilização da flora local. A proposta é integrar o prédio à paisagem da serra do Curral, com cores, formas e texturas que se aliam ao aspecto da região.
- As janelas de todos os andares serão recuadas para a manutenção de um jardim, e o vidro da fachada será espelhado, criando uma continuidade entre o prédio e a cidade.
- Estão sendo realizadas melhorias no entorno, com a cobertura vegetal nas áreas degradadas.
Significativo
Casos. Amândio Soares diz que a incidência do câncer ocorre de maneira significativa. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, foram cerca de 600 mil casos novos no Brasil em 2018.