Recuperação

Parte do comércio de BH registra vendas melhores do que em 2019 no Dia dos Pais

Informação foi levantada em uma pesquisa realizada pelo Sindilojas-BH e pela Aloshopping, que analisou o retorno do comércio na última semana

Por Daniele Franco
Publicado em 10 de agosto de 2020 | 21:01
 
 
 
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Mesmo com a pandemia e a antecedência de apenas três dias entre a data da abertura do comércio e o Dia dos Pais, alguns lojistas conseguiram ganhar mais em 2020 comparado ao ano passado. Uma pesquisa do Sindicato do Comércio Lojista de Belo Horizonte (Sindilojas BH) com a Associação dos Lojistas de Shoppings Centers (Aloshopping) mostrou que, de 515 lojas consultadas, 12,75% conseguiram melhorar as vendas neste ano.

Segundo o levantamento, as demais - maioria - sentiram que as vendas pioraram, quadro esperado diante da pandemia e do fechamento do comércio, que durou 139 dias em alguns setores. A média total de vendas no período, conforma as entidades, foi 25,52% menor no comparativo ao mesmo período de 2019.

Por conta das limitações de funcionamento, muitos comerciantes recorreram a meios alternativos para continuarem vendendo seus produtos. A pesquisa do Sindilojas-BH e da Aloshopping também identificou os principais meios utilizados pelos empresários. A maioria deles, 77,5%, usa o Whatsapp como canal de comunicação com os clientes, em seguida, as lojas estão vendo oportunidades no Instagram, utilizado por 62,7% dos comerciantes. Na terceira colocação, distante dos demais canais a distância, está o uso de site próprio de vendas, com 32,4% de utilização.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) também fez um levantamento e notou redução no prejuízo em comparação ao que era esperado. Antes com expectativa de perda de cerca de 40% no faturamento, o que os lojistas notaram foi uma redução de 25% do faturamento em relação a 2019.

"Principalmente alguns setores, como vestuário, calçados, perfumaria foram setores que tiveram vendas muito consideráveis, elevando a média de vendas", exemplificou o presidente da CDL-BH, Marcelo Souza e Silva. Embora tenha gerado números positivos frente à expectativa, as vendas ainda foram menores do que as da mesma época do ano passado na média dos comerciantes.

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