Negócios

Pirelli anuncia investimentos de R$ 200 milhões no Brasil

Valor foi empregado em laboratório na planta fabril da empresa em São Paulo

Por O Tempo
Publicado em 15 de março de 2024 | 19:13
 
 
 
normal

A Pirelli anunciou um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões em novas estruturas em sua planta industrial localizada em Campinas, no interior do estado de São Paulo. Os novos Laboratórios de Desenvolvimento de Materiais e Indoor já foram inaugurados, juntamente com o lançamento da pedra fundamental do Centro Logístico de Armazenamento de pneus e matérias-primas. Na unidade fabril são produzidos aproximadamente 400 tipos diferentes de pneus para o mercado doméstico e de exportação.

Nos laboratórios, os núcleos de engenharia da empresa vão realizar testes de pneus, tanto indoor, com máquinas e robôs que analisam desde a resistência dos componentes até a durabilidade dos pneus, quanto os de materiais físico-químicos, que abrangem processos como a análise de propriedades térmicas (térmico/dinâmicas) e dos materiais utilizados na fabricação.

De acordo com o CEO e vice-presidente sênior da Pirelli na América Latina, Cesar Alarcon, a fábrica de Campinas se reafirma, com estes investimentos, como o ponto crucial da tecnologia e da produção de pneus Pirelli na América Latina. “Essa iniciativa reforça nosso compromisso de elevar a segurança e a excelência técnica em benefício dos consumidores, além de colocar em prática as mais recentes e inovadoras tecnologias”, diz.

“O novo armazém permite aumentar ainda mais a sinergia entre a manufatura e o escoamento da produção por promover uma gestão mais eficiente. Desta forma, iremos aprimorar o gerenciamento de fluxo de pneus produzidos localmente, sendo ainda mais competitivos”, afirma Alarcon.

Centro logístico de armazenamento

O novo armazém anunciado pela Pirelli junto com o investimento nos laboratórios terá uma área de 55.800 metros quadrados, e a obra, recém-iniciada, terá duração aproximada de 14 meses. A previsão é que o armazém entre em operação no primeiro trimestre de 2025.

O novo centro logístico contribui ainda para eliminar as emissões de CO₂. O local ajuda a evitar as emissões correspondentes a cerca de 5.000 transportes de carga por ano.

O projeto do novo armazém é uma parceria entre a Pirelli, a TZI Properties, empresa de soluções imobiliárias, e a Galápagos Capital.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!