Viralizou neste fim de semana um tuíte do empreendedor Ofli Guimarães, um dos sócios fundadores da Méliuz, sobre um investimento em um hotel na rua da Bahia, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O prédio abandonado ao lado do Minas Tênis Clube, no número 2.200, vai virar um hotel. Apesar de pegar muita gente de surpresa, a notícia já havia sido anunciada, em 2022, sem tanto alarde. A construção de 12 andares vai se tornar o primeiro Hotel Tribe da América do Sul, um projeto da Ennismore e a AccorHotels. 

Hotéis Tribe são conhecidos por privilegiar o design de seus empreendimentos e oferecer experiências refinadas, além de espaços sociais e funcionais de coworking, por exemplo, a preços acessíveis. Segundo informações divulgadas pela Accor em 2022, o projeto previa 79 quartos, restaurantes, lounge bar, rooftop, sala de reuniões, espaço fitness e áreas de lazer. 

Em seu tuíte, Ofli informou que o prédio foi arrematado em um leilão em 2021. O imóvel pertencia ao Governo do Estado de Minas. Ele explicou que já foram finalizadas as obras de reforço estrutural e a previsão é que o hotel seja inaugurado em 2025. Em 2022, o anúncio previa a inauguração do empreendimento ainda no primeiro semestre deste ano. 

O empreendedor compartilhou registros conceituais do interior do prédio que, apesar de mostrarem o abandono total do espaço, completamente deteriorado, são bastante artísticos.

Segundo Guimarães, as imagens, de autoria do fotógrafo Berlemes, devem virar painéis e integrar a decoração do hotel. Em seu Instagram, Berlemes compartilhou o registro do interior do prédio em obras, mostrando que ainda há muito o que ser feito.  

O hotel está sendo construído pela BBM Construções e tem projeto de arquitetura da mineira Beth Nejm, conhecida por seus projetos arrojados. 

A reportagem de O Tempo entrou em contato com o grupo OR3, Ofli Guimarães e AccorHotels e espera retorno.