Sem um acordo oficial entre a cervejaria Ambev e a prefeitura de Belo Horizonte para o patrocínio do Carnaval de BH, o setor de hotéis, bares e restaurantes vê uma oportunidade para o mercado de cervejas artesanais de Minas. A tese foi defendida nesta quinta-feira (12) em coletiva à imprensa por Paulo César Pedrosa, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de BH e Região Metropolitana (SindHotéis / SindiHBaRes). 

Para ele, além da venda das bebidas, as cervejarias artesanais também poderiam patrocinar blocos e cortejos durante a folia na capital. “Nós estamos a menos de um mês talvez do do Carnaval e a prefeitura ainda não soltou verba. Está esperando um patrocínio máster que não veio. É hora das cervejarias artesanais colocarem o seu produto no Carnaval de Belo Horizonte. Minas Gerais é o maior Estado fabricante de cerveja artesanal”, sugeriu Pedrosa.

Segundo ele, os blocos e escolas de samba que desfilam em BH e que estejam com dificuldades de arcar com os custos dos cortejos devem procurar os responsáveis pelas cervejarias em busca de patrocínio. “Nós temos aqui três, quatro, cinco cervejarias que são âncoras do mercado em Belo Horizonte. Tenho certeza que não vão se furtar em patrocinar o Carnaval”, assegurou o presidente do sindicato.

Ainda segundo Paulo Pedrosa, a indefinição em torno do Carnaval de BH atrapalha a programação de blocos e escolas de samba, que estão sem previsão de receber as verbas. “Acho que a prefeitura está atrasando demais o pagamento para o setor de Carnaval de rua. Em Minas, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), são mais de 170 cervejarias artesanais. Alguns dos rótulos com origem no Estado são a Falke Bier, Laut, Krug Bier, Wäls e Verace.

Prefeitura garante recursos

Sem o patrocínio da Ambev, como registrado nos últimos anos, a prefeitura de Belo Horizonte informou que, se necessário, serão empenhados recursos do tesouro municipal para financiar a festa. O Executivo não informa o montante que seria necessário para a folia, mas garante que serviços como limpeza urbana, gestão de tráfego e trânsito e logística da cidade durante a festa estão assegurados.