Golpes financeiros já tiraram o sono de quatro em cada dez brasileiros. Segundo a pesquisa de Fraudes Financeiras da Serasa, 40% dos brasileiros já foram vítimas de golpes financeiro, sendo as fraudes com cartão de crédito e débitos as mais comuns, aparecendo em 39% das respostas. Os golpistas criam até telemarketing ativo para tentar aplicar os golpes. Com os dados das vítimas, atendentes ligam dizendo que pertencem à uma instituição financeira e pedem transferências e transações. “Infelizmente os criminosos estão cada vez mais antenados nas tendências tecnológicas, criando golpes cada vez mais sofisticados”, aponta Aline Sanchez, gerente do Serasa Premium. “Sempre alerta às abordagens nas redes sociais e sites fraudulentos, trabalhamos para identificar essas fraudes, reforçar os cuidados fundamentais e agir antes de causar prejuízos”.
Para 56% dos brasileiros, o medo de cair em uma fraude aumentou no último ano. O levantamento ainda revela que os golpes mais temidos, de acordo com os entrevistados, são a clonagem de cartão (46%) e a abertura de conta bancária (38%). “Além de despesas financeiras indevidas, esse tipo de fraude também causa danos emocionais aos consumidores, que se encontram vulneráveis a esse tipo de situação”, afirma Aline.
Aproveitando as brincadeiras motivadas pelo Dia da Mentira, 1º de abril, a campanha Serasa Contra as Fraudes foi lançada para chamar a atenção sobre os vários tipos de golpes que afetam os consumidores no ambiente digital. Para abrir a campanha em 1° de abril, foi lançado o vídeo “Não me Engana que eu Gosto”, com a participação de Priscila Beatrice e Eigon Oliver, sósias da cantora Rihanna e do jogador Neymar. Na gravação, os influenciadores caminham por um shopping de Osasco, na Grande São Paulo, cercado por seguranças e provocam alvoroço entre os frequentadores do estabelecimento, que imaginam estar diante de seus ídolos.
O objetivo da ação é mostrar que nem tudo que parece ser verdade, realmente é. “A partir dessas personalidades conhecidas, destacamos, de forma divertida e próxima ao consumidor, a importância de redobrar a atenção e os cuidados para evitar cair em possíveis golpes”, explica a gerente do Serasa Premium. O vídeo da passagem dos sósias pelo shopping está disponível no canal da Serasa no YouTube. Para conferir, clique aqui.