SÃO PAULO

Sindicalistas protestam contra os juros altos

Aproximadamente 50 pessoas de quatro centrais sindicais participaram de ato na frente da sede do Banco Central

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 02 de dezembro de 2014 | 13:44
 
 
 
normal

Representantes de quatro centrais sindicais – Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) - protestaram nesta terça-feira contra a elevação dos juros no país. Reunindo 50 pessoas, segundo a Polícia Militar, e 150, na contagem dos manifestantes, o ato durou cerca de uma hora, na calçada em frente à sede regional do Banco Central em São Paulo, na Avenida Paulista.

A escolha do local se deve ao fato de que começou nesta terça-feira a última reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom) para definir a taxa básica de juros, a Selic que, em outubro último, subiu para 11,25% ao ano.

“Aumentar a taxa de juros é aumentar o desemprego, diminuir o consumo e, com isso, prejudicar, principalmente, o setor industrial e o emprego industrial”, defendeu João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da Força Sindical.

Assim como ele, os demais líderes sindicais criticaram a alta dos juros, em discursos feitos em cima de um carro de som. Na calçada, um pequeno grupo de sindicalistas agitava bandeiras, chamando a atenção de quem passava pelo local sob o bordão: “Eu quero agora. Eu quero já. Eu quero ver os juros baixar”.

O ato contou com o apoio da União dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (Umes). Por medida de cautela, os seguranças do Banco Central isolaram a entrada principal da instituição, colocando uma faixa a poucos metros das divisórias de vidro que cercam o saguão de acesso ao prédio. À distância policiais militares da força ostensiva que fazem ronda de bicicleta na região acompanhavam o ato, que foi pacífico e não chegou a atrapalhar a circulação de veículos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!