A empresa mineira, Solução Autônoma de Monitoramento (SAM), ficou em primeiro lugar no prêmio nacional "Ranking 100 Open Startups 2021" na categoria Internet das coisas (IoT), após criar uma espécie de “robô”, parecido com aqueles enviados à Marte, que pode atuar em locais de difícil acesso. Essa é a principal premiação do país que reconhece e conecta as startups mais atraentes com o mercado corporativo brasileiro.
A SAM é especializada em soluções para segurança em locais de acesso reduzido, como canteiros de obras, no campo ou na cidade, e desenvolveu o SAM24H, que é um trailer móvel - ágil e eficiente - cujo objetivo é proteger locais sem infraestrutura.
O hardware é o trailer que entrega energia e mobilidade (com um poste para as câmeras e a comunicação); o software é um sistema de IA (inteligência artificial), que consegue enviar em tempo real, 24hs por dia, todos os dias do ano, imagens para a segurança do local, utilizando a rede 4G das operadoras de celular.
Para chegar a esse resultado, a SAM24H desenvolveu um software baseado em inteligência artificial que detecta e examina movimentações, processa as imagens nas nuvens e envia os eventos para sua central de monitoramento 24hs, que faz toda a gestão de segurança e visual do local.
Em caso de alerta, o responsável pelo local é comunicado e o alarme luminoso e sonoro é ativado e uma equipe é enviada ao local. O veículo móvel de pequeno porte é equipado com placas fotovoltaicas, receptor de rede wi-fi ou de celular, câmeras 360º de alta definição e sirenes e software analítico constantemente atualizado.
A ideia é que o aparelho possa ser alugado por empresas, organizadores de eventos e até mesmo pelo poder público.