Próximos passos

Supermercados Dia: saiba qual pode ser o destino das lojas fechadas em BH

Grupo varejista que administra algumas das unidades têm interesse em continuar a gerenciá-las, mas com outro nome

Por Gabriel Rodrigues
Publicado em 15 de março de 2024 | 13:09
 
 
 
normal

A rede de supermercados Dia anunciou que fechará todas as suas unidades fora de São Paulo — em Minas Gerais, são 41. O setor trata o futuro das lojas fechadas como um mistério, mas algumas possibilidades já se desenham um dia após o anúncio oficial do Dia, feito nessa quinta-feira (14/03). Em Belo Horizonte e região, por exemplo, outra rede varejista pode ocupar algumas das lojas.

O grupo belo-horizontino Meu Prata é um dos interessados em operar parte das unidades em Belo Horizonte e região. Hoje, ele é franqueado do Dia, e administra sete unidades da rede nacional. A intenção da empresa é manter esses supermercados, mas agora com seu próprio nome.

Uma fonte do supermercado disse à reportagem que isso depende primordialmente de dois fatores: o Dia vender a operação para o Meu Prata, e os proprietários dos imóveis ocupados aceitarem manter o aluguel para uma varejista. Tudo isso ainda precisará ser negociado.

Ela afirma que foi pega de surpresa pelo fechamento: “sempre soubemos que as lojas próprias do Dia não eram muito lucrativas, clientes diziam que faltavam produtos. Mas ainda não tínhamos a informação de fechamento”. 

Em Belo Horizonte, as lojas do Dia administradas pelo Meu Prata funcionam nos bairros Buritis, Castelo, Glória, Goiânia e Heliópolis. Em Contagem, na região metropolitana, há uma unidade no bairro Inconfidentes. Cada uma tem de 25 a 30 funcionários.

O Dia não esclareceu qual será o destino de suas unidades próprias em Minas Gerais. Um representante da empresa tem uma reunião com o Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região na próxima segunda-feira (18/03), segundo o presidente da entidade, João Pedro Periard. “A mão de obra é treinada, todo supermercado vai querer pegar essa turma”, pontua ele. O setor enfrenta uma crise de longa data para reter mão de obra.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!