A Tim anunciou nesta quarta-feira (22) que já está realizando testes da rede 5G em Florianópolis (SC). A operadora, que é controlada pela Telecom Itália, também indicou que, em breve, vai utilizar a tecnologia para implementar um sistema interligado de iluminação urbana e segurança em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas. As informações foram divulgadas durante evento do setor de telecomunicações em Brasília.

Segundo a Tim, a rede 5G em Santa Catarina está sendo testada com equipamentos da chinesa Huawei. A gigante de tecnologia asiática está no centro de uma guerra comercial entre o país asiático e os Estados Unidos. Semana passada, a Huawei entrou na “lista negra” de Donald Trump. O presidente norte-americano acusa a empresa chinesa, a segunda no mercado mundial de smartphones, de praticar espionagem em prol de Pequim. Na terça-feira (21), em viagem à China, o vice-presidente Hamilton Mourão acenou aos asiáticos, afirmando que o Brasil vê os investimentos da Huawei com “muitos bons olhos”.

Em Santa Rita do Sapucaí, a Tim terá a parceria da sueca Ericsson e do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). A instituição, inclusive, chegou a realizar, no ano passado, testes bem-sucedidos com 5G na cidade mineira.

A iniciativa no Sul de Minas vai integrar os postes de iluminação do município, que, equipados com câmeras, poderão ser utilizados para realizar identificação facial e o estacionamento inteligente a partir do rastreamento de automóveis.

Campina Grande, na Paraíba, também vai receber testes de integração entre equipamentos urbanos e conexão de 5G. Lá, a parceria será com a fabricante finlandesa Nokia.

Mercado

A expectativa é que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realize um leilão para a tecnologia 5G no primeiro trimestre do ano que vem. A licitação vai contemplar as faixas 26 GHz, 700 MHz, 2,3 GHz e 3,5 GHz – esta última testada pela Tim na capital catarinense.

O CEO da Tim no Brasil, Pietro Labriola, afirmou que a empresa quer ser líder na tecnologia no Brasil e na Itália. “Nesse cenário, enxergamos alguns elementos habilitadores, como o desenho de um leilão não arrecadatório que privilegie os investimentos e a simplificação de procedimentos para instalação de antenas e fibra em prol da competitividade e crescimento do Brasil”, afirmou o executivo nesta quarta-feira.

A expectativa da operadora de telefonia é que a tecnologia 5G seja disponibilizada comercialmente no Brasil em 2021.

Experiência

Telecom Italia. A controladora da TIM já vem acumulando know-how recentemente com a instalação de redes 5G nas cidades italianas de Turim, Bari e Matera, e na república de San Marino.