O dia 3 de agosto de 2019 foi um marco na vida de vaca Marília: ela produziu 127,570 kg/leite em um único dia, o que a tornou a vaca com maior volume de produção em um único dia no mundo. Agora, o feito foi reconhecido oficialmente e ela estreou no Guinness World Records, o livro dos recordes. Marília desbancou o reinado de 39 anos da vaca cubana Ubre Blanca, que entrou para o Guinness em 1981, ao produzir 110,9 kg de leite.
Da raça Girolando, Marília foi criada para brilhar: nascida no criatório Girolando NS, entre os municípios de Bananal e Areias, em São Paulo, ela tem ascendência nobre. “A mãe dela foi animal que deu muito leite. E colocamos um dos melhores touros do Brasil, o Teatro da Silvânia, para acasalar com ela. Desde que nasceu, Marília recebe uma atenção especial, e assim que deu cria, no ano passado, começamos a prepará-la para ser uma atleta”, explica Gustavo Souza, um dos nomes à frente do criatório.
O recorde de Marília foi homologado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, após o 34º Torneio Leiteiro de Areias, em agosto do último ano.
Trata-se de uma disputa de patamares olímpicos, conta Gustavo: “É uma competição com regras. Os animais são colocados em um galpão e são fiscalizados 24 horas. Não pode tomar medicamento para produzir o leite e a ordenha é feita com ordenhadeira mecânica calibrada pelos fiscais”, explica.
Com o recorde, o criatório de Gustavo só tem a ganhar: ele vive de aperfeiçoar a genética dos animais a partir dos cruzamentos. Agora, Marília se torna uma de suas principais propagandas.