Duda Salabert (PDT), candidata à prefeitura de Belo Horizonte e deputada federal licenciada, votou por volta das 10 horas da manhã deste domingo, 6 de outubro, no bairro Caiçara, região Noroeste da capital.
Após votar, Duda Salabert, 43 anos, fez uma declaração a imprensa na sessão eleitoral localizada na avenida Presidente Carlos Luz, destacando o avanço político contra o preconceito, independentemente do resultado eleitoral. “É um momento histórico, porque essa avenida aqui da frente é um ponto de prostituição de travestis e transexuais. 90% das travestis e trans estão na prostituição, e dificilmente você encontra uma travesti comprando pão na padaria, porque até o sol nos é negado.”
“Hoje, estamos no centro da política do Brasil, e isso mostra que estamos progredindo. O mais importante que qualquer resultado eleitoral é que tivemos um avanço político contra o preconceito” completou a candidata a PBH.
Duda chegou ao local de votação acompanhada de Francisco Foureaux, também representante do PDT e seu vice na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte. No local, ela foi abordada por diversos apoiadores.
Em outro momento da coletiva, Duda falou sobre o simbolismo de sua candidatura a prefeitura: “Pela primeira vez na história deste país, temos uma travesti no centro da política na capital, e em um ponto simbólico. Até duas horas atrás, tínhamos travestis se prostituindo aqui. Duas horas depois, temos uma travesti votando com chance de ir para o segundo turno.”
Ela concluiu destacando a diferença nas lutas na sociedade atual: “Nossa disputa, enquanto travestis e transexuais, é muito maior do que por votos. Vocês buscam o privilégio do voto; nós buscamos o privilégio de sermos reconhecidos como humanos. E para conseguir fazê-lo, o primeiro passo é visibilidade.”
SEGUNDO TURNO
Ao ser questionada sobre um possível segundo turno sem sua presença, Duda afirmou estar aberta ao diálogo. “O primeiro cenário é estarmos lá. Se isso não ocorrer, vamos conversar. Sou uma pessoa do diálogo. Temos que analisar as propostas, o projeto de cidade, o projeto de país, porque o Brasil daqui a dois anos passa por Belo Horizonte hoje. Veremos os compromissos que esses candidatos têm com a cidade, com a democracia, com o Brasil e com a superação dos problemas de BH.”
Após votar, Duda Salabert, que foi a vereadora mais votada da história de Belo Horizonte e a primeira mulher trans eleita na Câmara Municipal, em 2022, destacou também sobre o avanço político contra o preconceito, independentemente do resultado eleitoral.
Com 43 anos, Duda Salabert que além de deputada federal por Minas Gerais, é professora de literatura e ambientalista e comentou sobre sua trajetória e valores, dizendo: “Sou professora de literatura. Aprendi no Grande Sertão: Veredas que 'Deus é paciência, o contrário é o estado do diabo'. Não negociei cargos com ninguém, meus sonhos são inegociáveis. Não ocupo nenhum cargo em prefeitura, governo estadual ou federal. Vamos apenas conversar e avaliar as propostas. Se eu eventualmente não estiver no segundo turno, o candidato que adotar nossas propostas para a cidade e assumir esse compromisso será aquele que apoiaremos.”
Por fim, Duda destacou o caráter sustentável de sua campanha: “Fizemos uma campanha lixo zero, sem santinho, sem panfleto, sem adesivo. Queremos mostrar que é possível fazer uma campanha lixo zero, respeitando o meio ambiente, sendo ecologicamente correta, firme quando necessário, apresentando propostas, mas respeitando acima de tudo a democracia e o republicanismo.”
Sobre Duda Salabert
Candidata à prefeita de Belo Horizonte, Duda foi eleita, em 2020, a vereadora mais votada da história da capital mineira, com 37.613 votos, sendo a primeira mulher trans eleita na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Dois anos depois, ela foi eleita a primeira deputada federal trans do Congresso Nacional, sendo a terceira mais votada no Brasil.
O vice em sua chapa, Francisco Fureaux foi candidato a vereador por Belo Horizonte em 2020. Professor e pesquisador, ele é membro do Conselho Regional de Trânsito e Transporte (Cetran-BH), da regional Centro-Sul, e também do Observatório de Mobilidade Urbana da capital, e foi um dos fundadores do Tarifa Zero BH.
Quais são os números dos candidatos nas Eleições 2024?
Quer conhecer todos os políticos que concorreram ao pleito? Confira a lista de candidatos a prefeito e vereador de todas as cidades do Brasil nestas Eleições 2024. Em nossa página especial, vamos mostrar os números dos candidatos e suas propostas de campanha, além de dados especiais.
Como acompanhar a apuração dos resultados das Eleições 2024?
O Tempo terá uma plataforma especial de apuração dos resultados das Eleições 2024. Assim que a contagem dos votos tiver início, às 17h do domingo, 6 de outubro, iremos lhe avisar sobre como está a apuração em sua cidade. Saiba como habilitar as notificações clicando aqui.