Candidata à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nas eleições de 2024, Duda Salabert representa o Partido Democrático Trabalhista (PDT) pela terceira eleição. Já eleita como vereadora e deputada federal, a parlamentar é acompanhada por Francisco Fureaux, também representante da sigla, que assume a posição de vice na disputa pelo cargo do executivo da capital mineira.
A trajetória política da professora e ativista foi iniciada em 2018, quando ela concorreu por uma vaga representando Minas Gerais no Senado, à época filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Duda deixou o partido em 2019, quando se filiou ao PDT, partido que representou nas duas eleições seguintes, sendo eleita como vereadora em 2020 e deputada federal em 2022.
Duda foi eleita a vereadora mais votada da história da capital mineira, com 37.613 votos, sendo a primeira mulher transexual eleita na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Dois anos depois, ela foi eleita a primeira deputada federal trans do Congresso Nacional, sendo a terceira mais votada no Brasil.
Vice de Duda. Filiado ao PDT desde 2018, Francisco Fureaux foi candidato a vereador por Belo Horizonte em 2020. Professor e pesquisador, ele é membro do Conselho Regional de Trânsito e Transporte (Cetran-BH), da regional Centro-Sul, e também do Observatório de Mobilidade Urbana da capital, e foi um dos fundadores do Tarifa Zero BH.