BRASÍLIA — O primeiro turno das eleições municipais terminou neste domingo (6) com a vitória de dois candidatos do PL que disputavam as prefeituras das capitais brasileiras. O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu reeleger JHC em Maceió, capital de Alagoas, e Tião Bocalom no município de Rio Branco, em Alagoas.
O PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não obteve êxito nesse primeiro turno, e encerrou o dia sem conseguir eleger seus correligionários em nenhuma das 11 capitais que concluíram as eleições neste domingo.
As possibilidades de que o PL consiga um resultado superior ao do PT no segundo turno são altas. O partido de Bolsonaro lidera entre as siglas que estarão presentes na disputa do último domingo do mês — dia 27 de outubro.
O PL disputará as eleições em nove das 15 capitais brasileiras que terão segundo turno; e os candidatos do partido encerraram o primeiro turno liderando em seis dessas nove. O PT, entretanto, foi ao segundo turno em apenas quatro capitais, e em duas delas — Cuiabá e Fortaleza — concorrerá com candidatos do PL.
Em relação aos aliados, Bolsonaro conseguiu eleger, no primeiro turno, seis dos nomes que apoiou nas capitais; e 14 foram ao segundo turno. O presidente Lula, entretanto, conseguiu eleger apenas dois: Eduardo Paes (PSD) no Rio de Janeiro João Campos (PSB) no Recife. Cinco nomes apoiados por Lula concorrerão no segundo turno.
Saiba quais candidatos do PL ou apoiados por Bolsonaro disputarão o segundo turno:
- Aracaju (SE): Emilia Correa (PL)
- Belém (PA): Éder Mauro (PL)
- Belo Horizonte (MG): Bruno Engler (PL)
- Cuiabá (MT): Abílio Brunini (PL)
- Curitiba (PR): Eduardo Pimentel (PSD)
- Fortaleza (CE): André Fernandes (PL)
- Goiânia (GO): Fred Rodrigues (PL)
- João Pessoa (PB): Marcelo Queiroga (PL)
- Manaus (AM): Cap. Alberto Neto (PL)
- Natal (RN): Paulinho Freire (União Brasil)
- Palmas (TO): Janad Valcari (PL)
- Porto Alegre (RS): Sebastião Melo (MDB)
- Porto Velho (RO): Mariana Carvalho (União Brasil)
- São Paulo (SP): Ricardo Nunes (MDB)
Saiba quais candidatos do PT ou apoiados por Lula disputarão o segundo turno:
- Cuiabá (MT): Lúdio Cabral (PT)
- Fortaleza (CE): Evandro Leitão (PT)
- Natal (RN): Natália Bonavides (PT)
- Porto Alegre (RS): Maria do Rosário (PT)
- São Paulo (SP): Guilherme Boulos (Psol)