BRASÍLIA - O nome dele é  Manoel Gilberto da Silva, filiado ao Avante que concorre, a partir desta sexta-feira (16), a uma das 51 cadeiras de vereador na Câmara Municipal do Rio de Janeiro nas eleições de 6 de outubro. No registro de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entanto, ele é “Caçulinha o Amigo do Rio”, que se apresentou com a imagem de Leonardo, uma das quatro Tartarugas Ninja. 

As regras da Justiça Eleitoral exigem que a fotografia oficial de um candidato seja nítida, do busto e frontal, com trajes adequados para o registro oficial. A utilização de indumentária e pintura corporal étnicas ou religiosas, bem como de acessórios necessários à pessoa com deficiência é aceita pelo TSE. 

Já o uso de elementos cênicos e de outros adornos, especialmente os que tenham conotação de propaganda eleitoral e que dificultem o reconhecimento do candidato pelo eleitor, não. Mas “Caçulinha” conseguiu burlar as normas.

Esta será a sétima vez que ele concorre a uma eleição, duas delas em Belford Roxo, município da Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio. De acordo com as regras eleitorais, as fotos são encaminhadas pelos partidos políticos para validação do TSE. Após ser notificado, o Avante corrigiu a brincadeira e substituiu a imagem musculosa da Tartaruga Ninja pela original de Manoel.