Em meio ao crescimento na corrida para a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a campanha do prefeito e candidato à reeleição, Fuad Noman (PSD), subiu o tom contra adversários no horário eleitoral gratuito. Em inserção que começou a ser veiculada nesta quarta-feira (11 de setembro) na rádio e na TV, Fuad, que tem o segundo maior tempo de propaganda, comparou os concorrentes a papagaios.
A peça, que tem 30 segundos, começa com um papagaio simulando um humano. "Vou fazer, vou fazer, vou fazer", imita a ave. Em seguida, aparece o prefeito. "Nada contra os papagaios, mas falar é fácil. Agora, papagaio não consegue fazer 17 postos de saúde em dois anos, nem a maior escola municipal de educação infantil (Emei) do Brasil, nem 280 obras de contenção de encostas. Tudo isso com zero escândalo de corrupção", diz Fuad.
Na última sexta-feira (6 de setembro), o candidato à reeleição já havia chamado o adversário e presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (MDB), de papagaio ao rebatê-lo. "Papagaio fala muito, né?", ironizou Fuad, após o vereador chamá-lo de "molenga". Na ocasião, Gabriel criticou a postura do prefeito ao lidar com os efeitos da crise climática que atingem Belo Horizonte ao menos desde a última semana.
Em outra peça, que também foi levada ao ar nesta quarta, a campanha utilizou a obra do Centro de Educação Integrada Imaculada Conceição, no bairro Lourdes, região Centro-Sul, para tentar desconstruir os adversários. "Aqui era uma escola particular, o Colégio Imaculada Conceição. Mandei adquirir essa escola para transformar na maior Emei do Brasil, para mais de mil crianças. Isso está feito", disse o candidato à reeleição.
Apesar de provocar os adversários, Fuad não irá a debate da TV Alterosa previsto para 17h30 desta mesma quarta-feira. Trinta minutos antes, o prefeito dará uma coletiva de imprensa para anunciar um pacote de medidas contra a onda de calor e estiagem. Este será o segundo debate em que o candidato à reeleição não participará. Na semana passada, Fuad não foi ao encontro promovido pela Rede Minas e pela Rádio Inconfidência.
De acordo com a última rodada da pesquisa DATATEMPO, o prefeito está empatado tecnicamente na segunda colocação com o deputado estadual Bruno Engler (PL) na corrida para a PBH. Engler tem 15,4% e está numericamente à frente, mas Fuad tem 14,4%. A margem de erro do levantamento, cujo registro é TRE-MG - 04866/2024, é de 2,83 pontos percentuais, para mais ou para menos. O também deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) lidera, com 29,7% das intenções de voto.