A presença do ex-prefeito Alexandre Kalil ao lado de Mauro Tramonte (Republicanos), candidato na disputa pela prefeitura em outubro, se intensificou na reta final da campanha. Não são poucos os episódios em que Kalil participa ativamente das coletivas de imprensa ou determina as ações durante os atos do candidato e, nesta quarta-feira (25 de setembro), o rosto do ex-prefeito assumiu de vez o papel de “destaque” no material de campanha de Tramonte.

Bandeiras estampadas com os rostos do ex-prefeito Alexandre Kalil e do candidato a prefeito de Belo Horizonte, Mauro Tramonte (Republicanos), foram utilizadas para enfeitar o comitê eleitoral inaugurado, nesta quarta-feira, em Venda Nova.

Na arte do material teve destaque a frase: “Kalil apoia Mauro Tramonte”, com o nome do ex-prefeito escrito com letras maiores e colocado acima do nome do candidato. A assessoria do candidato informou que as bandeiras ilustradas com os rostos de Tramonte e Kalil estão distribuídas por toda a cidade e não são exclusivas da região de Venda Nova.

Outras bandeiras, menores, colocadas no comitê, traziam nomes de candidatos a vereador na chapa de Tramonte e, em algumas, a imagem da candidata a vice-prefeita, Luísa Barreto (Novo), que não participou da solenidade.

Questionado sobre a forma como tem atuado, Kalil justificou. “É o meu jeito. Eu não sei fazer as coisas mais ou menos”, disse.

O ex-prefeito seguiu a linha que tem sido adotada por Mauro Tramonte sobre a aliança  eleitoral com o candidato do Republicanos e negou que o acordo envolva participação em um futuro governo.

“O Mauro tem um compromisso comigo que é cuidar das pessoas mais pobres. Ninguém nas outras campanhas está falando dos pobres. Eles estão esquecidos há dois anos e pela toada poderiam ficar mais quatro anos”, disse Kalil.

Além de utilizar a imagem do ex-prefeito, a campanha de Tramonte também tem privilegiado agendas que relembrem ao eleitor que algumas obras e intervenções urbanas bem avaliadas pela população foram iniciadas ou realizadas na gestão do ex-prefeito.

A estratégia foi utilizada, inclusive, para marcar posição diante do atual prefeito, Fuad Noman (PSD), que foi vice-prefeito de Kalil e tem utilizado algumas dessas obras em sua propaganda eleitoral.

Na última pesquisa DATATEMPO (TRE-MG: 04866/2024), Venda Nova é a região de Belo Horizonte onde o prefeito Fuad tem o menor percentual de intenções de voto, com 9,6%. Lá, o líder é o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), com 30,4%. 

Tramonte e Zema

A menos de quinze dias da eleição, quem ainda não apareceu na campanha de Tramonte é Romeu Zema (Novo). A campanha do Republicanos tem evitado questionamentos sobre uma possível agenda com o governador mineiro, mas sempre que Tramonte trata do assunto diz que um evento entre os dois irá acontecer quando a agenda do governador permitir.

Quer conhecer outros políticos que concorrem ao pleito? Confira a lista de candidatos a prefeito e vereador de todas as cidades do Brasil nestas Eleições 2024.