A 30ª edição do Grito dos Excluídos foi marcada pela presença de candidatos da esquerda ao cargo de prefeito de Belo Horizonte. O ato reuniu centenas de pessoas na Praça Vaz de Melo, no bairro Lagoinha, e teve como principais reivindicações a luta por moradia, educação e pela defesa do meio ambiente.

Dentre os postulantes presentes estavam Duda Salabert, Rogério Correia, Wanderson Rocha e Geraldo Nunes (vice-prefeito na chapa de Indira Xavier). No entanto, foram os candidatos do PDT e do PT que dividiram a atenção dos eleitores presentes.

Rogério Correia chegou acompanhado da vice Bella Gonçalves. Eles foram recepcionados pelos apoiadores que gritavam: “Lula lá, Rogério aqui”. Ao conversar com O TEMPO, o deputado federal afirmou que estava sendo muito acolhido no local, pois a chapa dele é do campo progressista.

Duda Salabert, por sua vez, também foi muito procurada pelos eleitores. A candidata abraçou aqueles que se aproximaram dela e tirou várias fotografias. “O nosso corpo e a nossa candidatura traduzem o que esse ato quer: justamente pegar aqueles que são excluídos e colocá-los no centro da política”, afirmou à reportagem.

Em determinado momento do ato, Duda e Rogério estiveram mais próximos um do outro, porém seguiram dando atenção aos eleitores. O candidato do PT chegou a discursar para os presentes, enquanto a candidata do PDT não fez nenhum discurso. Quando a caminhada começou, Duda foi embora, enquanto Rogério participou de uma parte do trajeto.

Eleições 2024

Quer conhecer outros políticas que concorrem ao pleito? Confira a lista de candidatos a prefeito e vereador de todas as cidades do Brasil nestas Eleições 2024.