Em Minas Gerais, Belo Horizonte e Uberaba (Triângulo Mineiro) terão segundo turno, no domingo (27 de outubro), quando os eleitores voltam às urnas para escolher prefeitos para quatro anos de mandato. 

Com o tempo curto, a duas semanas das eleições, candidatos deram início às campanhas eleitorais e, a partir desta sexta-feira (11), volta o horário eleitoral gratuito em rádio e TV, que vai até o dia 25 de outubro. 


Confira o calendário eleitoral para o segundo turno em BH:


11 de outubro - sexta-feira

Volta a ser exibida a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. As inserções e os horários reservados aos dois candidatos, em disputa pelo segundo turno, seguirão no ar até o próximo dia 25. No segundo turno, os tempos de programa em rede e inserções são distribuídos igualitariamente entre os dois candidatos.

Em Belo Horizonte, a propaganda eleitoral no rádio e na televisão traz os candidatos Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD). Em Uberaba, os candidatos são: Elisa Araújo (PSD) e Tony Carlos (MDB).

12 de outubro - sábado

A partir desta data, os candidatos ao segundo turno não poderão ser presos ou detidos. Essa limitação permanece em vigor até o dia 29 de outubro.

14 de outubro - segunda-feira

Início da emissão de certidão de regularização com a Justiça Eleitoral, pela internet e pelo e-Título.

17 de outubro - quinta-feira

Definição, pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, dos locais onde serão realizados os testes de integridade com biometria nas urnas.

22 de outubro - terça-feira

Volta a valer a medida que proíbe a prisão ou detenção de eleitores. É nesta terça-feira também o prazo para o juiz eleitoral informar horário e local dos testes de integridade e autenticidade das urnas.

24 de outubro - quinta-feira

A três dias da votação do segundo turno, encerra o prazo para a realização de comícios e utilização de aparelhagem de som. Caso seja comício de encerramento, a Justiça Eleitoral permite que o evento termine às 2h da sexta-feira (25).

Esse também é o último prazo para que candidatos e partidos façam propaganda eleitoral paga ou impulsionada na internet.

25 de outubro - sexta-feira

Nesse dia, acaba o prazo para divulgação de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Também é o último dia para a realização de debates em rádio e TV,  até à meia-noite.

26 de outubro - sábado

O sábado antes da eleição é o último dia para distribuição de material gráfico e para a realização de caminhada, carreata ou passeata, acompanhados ou não por carro de som.

Nesse dia, colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) voltam a ser proibidos, em todo o território nacional, de transportar armas e munições.

27 de outubro – domingo – dia das eleições no 2° turno

Data da votação do segundo turno das eleições, para os cargos de prefeito e vice-prefeito. 

A votação terá início às 8h e se encerra às 17h. Dentro desse horário é possível apresentar a justificativa de ausência para eleitores que estejam fora de seus domicílios eleitorais. A partir das 17h, no horário de Brasília, a votação no segundo turno está encerrada e serão emitidos os boletins de urna.

Concluída a votação, o Tribunal Superior Eleitoral disponibilizará na sua página da internet os boletins de urna enviados para totalização. 

A partir das 17h, horário de Brasília, começa a apuração dos votos. Serão divulgados os resultados das votações em segundo turno, onde houver, incluindo os votos em branco, nulos e abstenções.

29 de outubro - terça-feira

A partir desta data, o material da propaganda eleitoral gratuita deverá ser retirado das emissoras, sob pena de sua destruição. Termina neste dia a proibição de prisão contra eleitores.

30 de outubro - quarta-feira

Último dia para que o mesário, que abandonou os trabalhos durante a votação no segundo turno, apresente justificativas ao juízo eleitoral.