Eleições 2022

Ao citar Mariana, Lula esquece que acidente foi durante gestão de Pimentel

Presidenciável lembrou dos desastres da Vale durante comício em BH


Publicado em 18 de agosto de 2022 | 22:10
 
 
 
normal

O candidato a Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva (PT) lembrou dos acidentes nas barragens da Samarco/Vale de 2015, em Mariana, e de 2019, em Brumadinho, em discurso no comício realizado na noite desta quinta-feira (18), na Praça da Estação, região central de Belo Horizonte. Lula disse que, caso eleito, Minas Gerais não irá passar mais por desastres semelhantes. Entretanto, o desastre em Mariana foi durante uma gestão petista, a do ex-governador Fernando Pimentel (PT), que neste ano é candidato a deputado federal.

“Esse Estado (Minas Gerais) não será apenas exportador de minério de ferro. Esse estado não vai ter mais Mariana e nem Brumadinho, tomado pela cheia e pela queda das represas (em referência aos rompimentos das barragens da extração de minério da Vale). Esse Estado é o segundo da Federação, é economicamente forte”, afirmou Lula durante o comício.

Na última semana, O TEMPO mostrou que uma manifestação de atingidos pela barragem de Fundão interditou a rodovia MG-129, em Mariana. A estrada dá acesso a mineradoras da Samarco e da Vale. O grupo aguarda por indenizações, sete anos após o ocorrido.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!