Eleições 2022

Ao lado de Braga Netto, Bolsonaro evita discursar em evento pelo Dia do Soldado

Único a discursar, comandante do Exército falou que 'não há liberdade sem soberania' e que é necessário 'um Exército forte, capaz e respeitado' para mantê-la


Publicado em 25 de agosto de 2022 | 11:28
 
 
 
normal

Entre compromissos da campanha à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, na manhã desta quinta-feira (25), de cerimônia do Dia do Soldado, no Quartel-Geral do Exército em Brasília (DF). Apesar do roteiro do evento prever a possibilidade de fala do mandatário caso quisesse, Bolsonaro preferiu não discursar. O candidato a vice-presidente na chapa dele, general Walter Braga Netto, também esteve presente.

Apenas o comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, discursou. Em meio à intensa participação de militares no governo federal  e insistência para que as Forças Armadas participem do processo eleitoral, ele declarou aos soldados: "Se, em algum momento, verdades transfiguradas, notícias infundadas e tendenciosas ou narrativas manipuladas tentarem manchar nossa honra, na vã esperança de desacreditar a grandeza de nossa nobre missão, lembrem-se de que a calúnia jamais maculou a glória de Caxias", em referência a Duque de Caxias, considerado patrono do Exército.

"Lembremos que não há liberdade sem soberania, a qual para ser mantida, necessita de um Exército forte, capaz e respeitado", acrescentou o comandante do Exército.

Foram entregues medalhas a civis e militares que, de acordo com o Exército, tenham ação relevante na instituição militar. Neste ano, foram mais de 150 honrarias concedidas, sendo nove para ministros de Bolsonaro: general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), general Luiz Eduardo Ramos (Secretaria Geral), Fabio Faria (Comunicações), Marcelo Sampaio (Infraestrutura), Victor Godoy (Educação), Ronaldo Bento (Cidadania), Carlos Brito (Turismo), Daniel Ferreira (Desenvolvimento Regional) e Celio Faria Jr. (Secretaria de Governo).

O advogado-geral da União, Bruno Bianco, também foi agraciado, além do presidente do Superior Tribunal Militar (STM), general general Lúcio Mário de Barros Góes, e do ministro da Corte Marco Antônio de Farias, também general do Exército. A lista de beneficiados com a honraria conta, ainda, com cônjuges de militares, além de outros integrantes da instituição.

Apesar de não receberem medalhas, estiveram no evento ao lado de Bolsonaro o procurador-geral da República Augusto Aras e os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira; da Defesa, Paulo Sergio Nogueira; das Relações Exteriores, Carlos França; e da Justiça, Anderson Torres.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!