ELEIÇÕES 2022

Após brigas e mágoas com aliados, Ciro encerra campanha no Ceará

Após ter rompido com irmãos, Ciro tem dito que levou uma 'facada nas costas' no estado, seu principal reduto eleitoral


Publicado em 30 de setembro de 2022 | 16:53
 
 
 
normal

O candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, terá suas últimas agendas de campanha no Ceará, seu reduto eleitoral, após ter rompido com os irmãos e com parte dos aliados no estado.

Após ter participado do debate da TV Globo, na última quinta (29), Ciro embarca nesta sexta-feira (30) para Sobral (CE), cidade onde sua família se projetou na política, para participar de uma carreata ao lado do candidato do PDT ao governo do Ceará, Roberto Cláudio.

No sábado (1), em seu último ato de campanha, Ciro chega a Fortaleza, onde também fará carreata ao lado de seu candidato ao governo estadual. Já no domingo (2), dia da eleição, o pedetista vota às 9h na capital cearense. Também por lá, acompanhará a apuração dos resultados.

Nos últimos dias, Ciro Gomes tem externado as mágoas após as divergências que teve com os irmãos, o senador Cid Gomes e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes. Ele classifica o ocorrido como uma “facada que ainda está doendo muito” e uma “ferida aberta, sangrando, que dói pra valer”. Ele afirma não ter feito campanha em terras cearenses por esse motivo.

O rompimento se deu quando o PDT escolheu Roberto Cláudio para disputar o Palácio da Abolição. A opção decretou o fim de uma aliança de 16 anos com o PT no estado, pois os petistas apoiavam o nome da atual governadora Izolda Cela (PDT), que foi vice do ex-governador Camilo Santana (PT), hoje candidato ao Senado.

Além de uma possível derrota na disputa local, Ciro Gomes deve passar longe dos resultados que obteve, no Ceará, em eleições anteriores à presidência. Nas outras três vezes em que concorreu ao Palácio do Planalto, em 1998, 2002 e 2018, ele foi o mais votado no estado, seu reduto eleitoral.

Dessa vez, a última pesquisa do Ipec mostra Ciro com 10% das intenções de voto no estado, contra 63% de Lula (PT) e 18% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!