Eleições 2022

Após pedir resultados de auditoria das urnas, Moraes se reúne com Defesa

Presidente do TSE encontrou-se com o ministro da Defesa, Sérgio Nogueira, em Brasília


Publicado em 18 de outubro de 2022 | 21:42
 
 
 
normal

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, se reuniu no início da noite desta terça-feira (18) com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. Os dois estavam acompanhados de assessores. Reunião durou cerca de 45 minutos.

O encontro acontece depois de Moraes ter dado 48 horas para o Ministério da Defesa apresentar cópia de documentos sobre eventual auditoria feita nas urnas eletrônicas no primeiro turno das eleições deste ano.

O Ministério da Defesa vinha insistindo em uma fiscalização mais rigorosa do sistema eleitoral e até uma apuração paralela, colocando em xeque a segurança das urnas eletrônicas. No entanto, passadas duas semanas do pleito de 2 outubro, a pasta não disse mais nada, tampouco revelou resultado de suposta auditoria. Sem jamais ter apresentado provas ou indícios de irregularidades, Bolsonaro e seus apoiadores atacam o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas, mesmo após seguidos desmentidos feitos pelos órgãos oficiais.

A decisão de Moraes é desta terça-feira (18) e atende um pedido apresentado pelo partido Rede. A legenda argumentou que Jair Bolsonaro defendeu em uma transmissão ao vivo nas redes sociais que fosse feita auditoria nas urnas sem ser pela própria Justiça Eleitoral. Moraes também pediu para o Ministério da Defesa informar qual foi a fonte dos recursos gastos com a auditoria.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!