Eleições presidenciais

Arlen Santiago cria frente parlamentar na ALMG em apoio à reeleição de Bolsonaro

Deputado estadual do Avante, reeleito com 107.236 votos, espera a adesão de 30 a 40 colegas


Publicado em 06 de outubro de 2022 | 12:34
 
 
 
normal

O deputado estadual Arlen Santiago (Avante), reeleito com 107.236 votos, liderou a criação de uma frente parlamentar em apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Segundo o documento, apresentado e protocolado junto à presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na última terça-feira (4), o objetivo é “garantir a liberdade da população e a defesa da democracia”. Bruno Engler (PL), Coronel Sandro (PL), Antonio Carlos Arantes (PL) e João Leite (PSDB) são alguns dos nomes que se somaram à iniciativa.

De acordo com Santiago, a expectativa é que o grupo, formado apenas por deputados estaduais, ganhe a adesão de 30 a 40 parlamentares. Questionado se a criação de um grupo favorável à candidatura de Bolsonaro não seria mal recebida pela população e pelos seus eleitores, que poderiam ver na iniciativa uma uma maior preocupação com a reeleição do presidente que com os problemas de Minas Gerais, Santiago ponderou que uma situação não está desconectada da outra.

“A população, a não ser aquela ideológica, ligada a sindicatos, ou aqueles que esperam algum cargo, não quer o PT de volta. Não vamos ficar omissos, queremos conversar com a sociedade a respeito dessa situação e do que foi o governo Bolsonaro. Meus eleitores votaram em mim pelo meu trabalho nos últimos quatro anos e enxergo que com Bolsonaro nós vamos continuar atendendo essas pessoas”, pontua o deputado estadual reeleito.

Arlen Santiago criticou os governos de Lula (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016), e também não poupou a administração de Fernando Pimentel no Estado. O petista ficou à frente do executivo mineiro entre 2015 e 2018. “Minas foi maltratada pelos governos do PT. Eles vinham aqui todo ano e nada da BR-381 ser duplicada, só gente morrendo; nada da construção da BR-367, de Almenara até Salto da Divisa; nem projeto de licenciamento ambiental da BR-135, de Itamarandiba a Manga”, observa Arlen Santiago.

“Em apenas quatro anos do governo Bolsonaro, vimos o início da duplicação da 381 em direção a Ipatinga e não faltou dinheiro para os municípios no combate à Covid-19. Resolvi fazer essa frente de apoio e muitos (deputados) ainda vão assinar”, ele completa.

O que é uma frente parlamentar

Frente parlamentar é a associação informal de deputados, geralmente de diferentes partidos, destinada a promover o debate e a defesa dos mais variados temas e políticas públicas. As frentes parlamentares não fazem parte do escopo institucional da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, podendo ser compostas por parlamentares de diferentes casas legislativas - deputados estaduais, federais ou mesmo vereadores.

A reportagem questionou se há uma estimativa de quantas frentes parlamentares existem atualmente na ALMG. Segundo a assessoria de imprensa da Casa, as frentes parlamentares não compõem a estrutura da Assembleia Legislativa. “Por isso, não são formalizadas junto à Mesa da Assembleia. Nesse sentido, não temos como informar quantas frentes existem hoje”.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!