Eleições 2022

Bolsonaro concentra campanha no Nordeste, onde teve pior resultado no 1º turno

Em sua primeira agenda no Piauí desde o início da eleição, ele fez um discurso com o intuito de convencer o público que ele tem vínculos com o Nordeste e citou o sogro, um cearense


Publicado em 15 de outubro de 2022 | 14:00
 
 
 
normal

Candidato à reeleição pelo Partido Liberal (PL), o presidente Jair Bolsonaro cumpre agenda de campanha em Fortaleza, capital do Ceará, neste sábado (15). Foi o segundo estado do Nordeste visitado por ele no mesmo dia. Antes, esteve em Teresina (PI). Ele ainda deve ir a São Luís (MA). 

Os nordestinos deram ampla vantagem a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno – o ex-presidente obteve 66,7% dos votos, contra 29,7% do atual chefe do Executivo. Os estados do Nordeste somam 42,3 milhões de eleitores e ficam atrás somente dos estados do Sudeste (66,7 milhões de eleitores).

Em Fortaleza, Bolsonaro faz comício no Polo de Lazer do bairro Ceará. Acompanham Bolsonaro membros da campanha à reeleição e políticos locais que apoiam o candidato. No Ceará, no primeiro turno, Bolsonaro te 1,3 milhões de votos (25,38%), enquanto Lula recebeu 3,5 milhão de votos (65,91%). O ex-presidente Lula foi o mais votado em todos municípios cearenses no primeiro turno.

Já em sua primeira agenda no Piauí desde o início da eleição, Bolsonaro também fez um discurso com o intuito de convencer o público que ele tem vínculos com o Nordeste. “Falam que eu não gosto de nordestino. A minha esposa é filha de um cabra da peste do Ceará. Minha filha tem sangue nordestino em suas veias. ‘Bolsonaro não gosta de negro’: o meu sogro é o Paulo Negão. Não adianta narrativas, mentiras”, disse ele em um evento realizado num galpão.

Bolsonaro disse ser “mentira” que associou a vitória de Lula na região ao analfabetismo. “Mentira. Não tem esse vídeo”, afirmou Bolsonaro. 

No último dia 5, três dias após o primeiro turno, o presidente declarou em uma transmissão ao vivo pela internet: “Uma notícia importante, pessoal: 'Lula venceu em nove dos dez estados com maior taxa de analfabetismo'. Vocês sabem quais são esses estados? São do nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nessas regiões.”

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!