Eleições 2022

Bolsonaro rebate críticas por liberar consignado do Auxílio Brasil

Presidente afirmou que medida livra milhões de inadimplentes que têm dívidas com agiotas


Publicado em 23 de outubro de 2022 | 22:29
 
 
 
normal

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, rebateu as críticas que tem recebido depois do governo federal liberar empréstimo consignado a beneficiários do Auxílio Brasil. Segundo Bolsonaro, trata-se de uma medida para livrar milhões de inadimplentes de agiotas. 

"Quando nós acertamos a questão do consignado para o pessoal do Auxílio Brasil e do BPC [Benefício de Prestação Continuada], foi uma maneira de tirá-los das mãos de agiotas. Podem inclusive fazer um acerto com a Caixa Econômica Federal, a Caixa compra essa dívida de vocês e vocês pagam uma dívida menor. Nós estas tirando da inadimplência milhões de pessoas que vão recorrer, já estão recorrendo, repito, no Auxílio Brasil e também no BPC", disse Bolsonaro.

O consignado do Auxílio Brasil começou a valer neste mês de outubro, em meio à campanha presidencial e foi alvo de condenações de opositores que acusam o mandatário de querer aumentar o endividamento da população. Em parecer técnico, o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou que o incentivo seja suspenso.

O presidente ainda fez uma crítica aos governos do PT ao fazer uma analogia com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). "Lá atrás, em segundo plano, era dar um curso superior para o jovem. A intenção era atender aos conglomerados de universidades privadas com recursos do Fies que saíram do Banco do Brasil e da Caixa Econômica", disse.

A declaração foi feita neste domingo (23) em entrevista à Record TV. Bolsonaro foi sabatinado depois de seu adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não aceitar participar do debate. Os dois irão disputar o segundo turno presidencial em 30 de outubro.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!