Eleições 2022

Bolsonaro vai à missa e discursa em tom de campanha em igreja, em Brasília

'Afastai para longe de nós a peste do comunismo', pediu Bolsonaro em oração; ida à igreja acontece no dia que marca quatro anos da facada


Publicado em 06 de setembro de 2022 | 13:50
 
 
 
normal

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, participou de uma missa no início da tarde desta terça-feira (6) na paróquia militar São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, na região central de Brasília (DF). O mandatário subiu ao altar e, em tom de campanha eleitoral, conduziu uma oração e fez um discurso aos fiéis presentes.

Durante a oração, Bolsonaro pediu: “Afastai para longe de nós a peste do comunismo” e “afastai com a força da cruz todos os poderes inimigos que ameaçam o povo brasileiro”. Bolsonaro também pediu proteção àqueles que "sofrem fervorosamente perseguição pro causa de sua fé em diversas partes do mundo, especialmente nas igrejas em Nicarágua". Ele costuma ser crítico ao presidente do país, Daniel Ortega.

Em discurso em seguida, o presidente brasileiro declarou que pede a Deus "que o nosso povo não experimente as dores do comunismo" e "forças para resistir e coragem para decidir", em repetição a discursos frequentes que costuma fazer. "Mais do que jurar a vida pela pátria, eu agora juro a Deus também dar a vida pela nossa liberdade", acrescentou Bolsonaro, que finalizou a fala com o lema: "Deus, pátria, família e liberdade."

Bolsonaro também agradeceu pela "segunda vida", em referência à facada que levou no abdômen durante a campanha eleitoral de 2018. A ida à igreja nesta sexta foi marcada no dia exato em que o ataque completa quatro anos. 

Na igreja, havia apoiadores de Bolsonaro que assistiram à missa próximos ao presidente. Algumas pessoas estavam carcaterizadas com camisetas das cores verde e amarelo e com bandeiras que tinham a foto de Bolsonaro estampada. Ao longo do discurso do mandatário ou de qualquer citação a ele, os militantes declaravam apoio aos gritos de "mito".

O mandatário estava acompanhado do candidato a vice-presidente em sua chapa, Walter Braga Netto (PL), da primeira-dama Michelle Bolsonaro e do filho e senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Ministros também o acompanharam, como Paulo Guedes (Economia), Carlos França (Relações Exteriores), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Marcelo Queiroga (Saúde).

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!