Eleições 2022

Brasileiros enfrentam longas filas para votar no exterior

Expectativa é de novo comparecimento recorde, após grande participação no primeiro turno


Publicado em 30 de outubro de 2022 | 07:58
 
 
 
normal

Desde a noite de ontem pelo horário de Brasília, eleitores brasileiros enfrentam longas filas para exercerem o direito de voto nos mais diversos países do mundo. Diversas imagens publicadas por imigrantes mostram que é preciso paciência e, em alguns casos, debaixo de chuva.

No primeiro turno, 304.032 brasileiros votaram no exterior e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu com 47,17% dos votos válidos, contra 41,61% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Com base nas filas registradas, há expectativa de que a participação recorde do primeiro turno se repita no segundo. Em Zurique, na Suíça, por exemplo, as filas dobram vários quarteirões e os eleitores demoram horas para votar. Em Portugal, as pessoas ficam mais de duas horas na fila.

Em alguns países, como Nova Zelândia, Austrália e  Coreia do Sul, as urnas foram fechadas antes mesmo de serem abertas no Brasil, em razão de haver grande diferença de fuso horário. Na Nova Zelândia, por exemplo, Lula venceu com 70,3% dos votos na capital Wellington.

Acompanhe a apuração dos votos do segundo turno para presidente no portal O TEMPO a partir das 17h.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!