Disputa pelo Planalto

Campanha de Bolsonaro aciona TSE por fala de Lula sobre Ku Klux Klan

Equipe do presidente da República pede exclusão do vídeo com a declaração publicado nas redes sociais do petista


Publicado em 09 de setembro de 2022 | 18:51
 
 
 
normal

A campanha do presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta sexta-feira (09), contra fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dizendo que as manifestações a favor de Bolsonaro no 7 de Setembro pareciam um evento da Ku Klux Khan, organização civil americana, fundada em 1865, que defende a supremacia branca.

Na representação à Corte, feita pela coligação “Pelo bem do Brasil”, que apoia a candidatura de Jair Bolsonaro, a campanha pede que o TSE determine a exclusão do vídeo publicado nas redes sociais de Lula.

“A odiosa ofensa perpetrada por Lula, portanto, dirige-se não apenas ao candidato opositor, o que já seria indesculpável, mas aos milhões de brasileiros que se dirigiram com suas famílias ao evento para celebrar o amor à pátria”, diz trecho do documento.

As declarações de Lula que estão sendo alvo de críticas foram feitas em comício em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Na ocasião, o petista afirmou que os atos pró-Bolsonaro só tinham negros, pardos, pobres e trabalhadores e que "só faltava o capuz" para ser uma reunião da Ku Klux Klan (grupo norte-americano de supremacistas brancos criado no Sul dos EUA no século 19). 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!