ELEIÇÕES 2022

Candidatos ao Senado participam de debate neste domingo (25) à noite

Dos nove candidatos a senador por Minas Gerais, seis que têm representatividade legal vão participar do encontro


Publicado em 25 de setembro de 2022 | 10:45
 
 
 
normal

Os candidatos ao Senado Alexandre Silveira (PSD), Bruno Miranda (PDT), Cleitinho Azevedo (PSC), Marcelo Aro (PP), Pastor Altamiro Alves (PTB) e Sara Azevedo (PSOL) se encontram em debate neste domingo (25). O objetivo é apresentar suas plataformas de campanha e confrontar as propostas dos adversários a fim de conquistar o voto dos indecisos nesta reta final.

A busca pelo voto dos indecisos a uma semana das eleições se justifica. De acordo com a última pesquisa estimulada DATA TEMPO*, quando os nomes dos candidatos são apresentados para os entrevistados, 32,5% responderam que não sabem em quem vão votar para o Senado. Já na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, o percentual de indecisos sobe para 77,9%.

O debate de hoje será promovido pela EPTV, afiliada da TV Globo em Varginha, Sul de Minas, a partir das 23h15. Não vão participar, por não terem representatividade legal, os outros três candidatos: Dirlene Marques (PSTU), Irani Gomes (PRTB) e Naomi Coura (PCO).

Em reuniões com cada partido, foram definidas as regras do debate, que terá quatro blocos. No primeiro bloco, os candidatos poderão perguntar sobre qualquer tema uns para os outros. Já no segundo bloco, os temas serão definidos por sorteio. O terceiro bloco será igual ao primeiro e o quarto bloco será dedicado às considerações finais de cada candidato.

Atrás do voto dos indecisos

Os candidatos prometem se empenhar para buscar o voto dos indecisos que são em maior número quando se trata de escolher um senador. "É uma boa oportunidade para que os eleitores indecisos, que ainda são a maioria no caso do Senado, possam comparar e escolher aquele que considera melhor para o cargo nos próximos oito anos”, afirmou o senador Alexandre Silveira. Para ele, o debate será uma boa oportunidade para apresentar sua história na política.

A estratégia de Sara Azevedo no debate será a de mostrar que é a única candidata progressista e do campo da esquerda. "Vamos ressaltar o bolsonarismo e o direitismo de todos os outros candidatos e falar da importância de levarmos uma mulher para o Senado, não só pelo contexto da disputa, mas para avançar na representação da população feminina na Casa. Com isso, um dos nossos objetivos é atacar frontalmente o argumento de voto útil que tem circulado entre os eleitores", afirma a candidata.

A expectativa do Pastor Altamiro Alves é apresentar suas propostas para o Senado e mostrar o que os adversários não estão fazendo. "Quero me apresentar para os eleitores, mostrar o que tenho feito e o que os outros não estão fazendo", disse.

O deputado federal Marcelo Aro considera que, nesta reta final, o debate é muito importante para os eleitores conhecerem quem poderá represetá-los no Senado. "O senador tem um papel essencial para trazer melhorias para o Estado que ele representa e também para os municípios. O Senado é lugar de se propor debates sérios, de transformar a vida das pessoas para melhor”, afirmou Aro.

*A DATATEMPO foi contratada pela Sempre Editora. Foram 1.500 entrevistas domiciliares, entre 5 e 9 de setembro. A margem de erro é de 2,53 pontos para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (BR-04443/2022) e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) (MG-02856/2022).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!