LEI TRABALHISTA

Ciro Gomes diz que CLT ‘pode ser aposentada’ e defende alterações

Segundo o candidato, a lei trabalhista não compreende mais o mundo digital das tecnologias do trabalho


Publicado em 30 de agosto de 2022 | 10:36
 
 
 
normal

O candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, disse que a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) não contempla mais as novas formas de trabalho com o avanço tecnológico. 

Nesta terça-feira (30), ele esteve em um evento da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), em Brasília, onde respondeu a perguntas de representantes das associações.

Ciro Gomes voltou a defender uma nova legislação trabalhista, sinalizando que poderia extinguir ou alterar pontos da CLT caso eleito.

“A velha CLT não compreende mais o mundo digital das tecnologias do trabalho, como home office e teletrabalho. Muito obrigado pelos serviços que prestou, mas pode ser aposentada”, disse.

O pedetista propõe, caso seja eleito, a criação do que chama de Novo Código do Trabalho ouvindo empresários e trabalhadores. Segundo ele, seriam feitas reuniões mensais com o empresariado para “criar um pacto” entre os diferentes setores. “A gente quebra o pau respeitosa e fraternalmente”, diz o candidato.

A projeção de Ciro Gomes é que em seis meses as partes cheguem a um novo conjunto de leis para tratar dos direitos trabalhistas.

Ciro vem afirmando que na proposta, seriam incluídos acordos internacionais já firmados pelo Brasil com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), mas que não estariam sendo praticados.

Outro ponto defendido pelo candidato é abranger temas que estariam sendo alvos de judicialização no país, como casos de trabalhadores terceirizados que recebem remunerações diferentes pela mesma função e mesma jornada de trabalho.

Ainda na legislação trabalhista, o plano de governo de Ciro Gomes prevê a criação de direitos para trabalhadores intermediados por aplicativos, como entregadores e motoristas. O texto fala em “patamares de higiene, segurança e de ganhos compatíveis com o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana”.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!