COMUNICAÇÃO

Ciro publica vídeo com alusão a rompimento de barragem e é criticado

Internautas consideraram comparação infeliz e lembraram das tragédias de Mariana e Brumadinho; assista


Publicado em 24 de agosto de 2022 | 17:52
 
 
 
normal

O candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, sofreu críticas nas redes sociais por ter publicado um vídeo em que compara uma possível reação sua nas eleições ao rompimento de uma barragem.

A peça afirma que existem “milhões de votos represados”. Em seguida, surge a voz de Ciro, dizendo que ele pode ter acertado “uma barragem cheia de rachaduras”, o que significaria uma possível arrancada dele contra Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

“Parece uma barragem gigante, cheia de rachadura. Se eu acerto uma dessas rachaduras… pode ter acontecido hoje à noite aqui. Se eu acerto, essa barragem arromba”, diz Ciro na publicação.

Por fim, aparece a mensagem “vote em um e se livre dos dois”, em referência aos dois líderes das pesquisas de intenção de votos.

Nos comentários do post, internautas consideraram a mensagem infeliz e de mau gosto, como uma possível alusão aos rompimentos das barragens de rejeitos de Mariana, em 2015, e em Brumadinho, em 2019.

As duas tragédias deixaram centenas de mortos e desabrigados em ambas as cidades, além de terem poluído rios e provocado danos graves nos ecossistemas terrestre e marinho. Foram necessários milhões de reais para reparar os danos à infraestrutura dos municípios.

Agenda

Nesta quarta-feira (24), pela manhã, Ciro Gomes esteve em Curitiba (PR), onde fez uma caminhada no bairro Vila Nova Esperança. Logo depois, foi à inauguração do comitê de campanha do candidato do PDT ao governo do Paraná, Ricardo Gomyde.

À tarde, o pedetista esteve em Porto Alegre, ao lado do candidato da legenda ao governo do Rio Grande do Sul, Vieira da Cunha, e participou de um evento em homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas.

Nesta quinta-feira, Ciro estará em São Paulo, onde participa de sabatina para a Jovem Pan, às 7h30, e assinará um documento da fundação Abrinq, às 9h, chamado de "Presidente Amigo da Criança”.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!