ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Ciro volta a reagir ao 'voto útil' da campanha de Lula: 'Se acha todo poderoso'

Candidato do PDT à Presidência tem se concentrado nas críticas ao PT e a Lula por fazer campanha para vitória no 1º turno


Publicado em 17 de setembro de 2022 | 19:59
 
 
 
normal

O ex-governador do Ceará e candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, voltou a reagir à campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputará o mesmo cargo pelo PT.

Lula tem pregado o chamado "voto útil", que é quando o eleitor migra o voto para o candidato com mais chances de vencer às vésperas da eleição. O ex-presidente tem reiterado publicamente que pretende vencer e encerrar a disputa presidencial em 2 de outubro, dia do primeiro turno.

O pedetista defendeu que as eleições se definam no segundo turno e criticou Lula, em vídeo divulgado neste sábado (17). “Passa a se achar todo poderoso e deixa de ouvir o povo. Quem mais perde é o país e seu povo, porque perdem a oportunidade de debater novas ideias e avaliar novos caminhos”, declarou.

Nos últimos dias, têm se intensificado as críticas e embates entre Ciro Gomes e a campanha do ex-presidente Lula. Além de não baixar o tom ao se referir ao petista, Ciro publicou, nos últimos três dias, nove vídeos contra a campanha do chamado “voto útil”.

A estratégia passou a ser adotada por Lula, aliados e apoiadores buscando atrair votos de Ciro e de Simone Tebet (MDB). Na última terça (13), por exemplo, o ex-jogador de futebol Raí publicou nas redes sociais um vídeo pedindo diretamente aos dois presidenciáveis que apoiem Lula já no primeiro turno. 

Ciro, por sua vez, nos vídeos, faz analogias a diferentes situações, como um torcedor mudar de time de futebol, um padre ou pastor abandonar sua fé, um estudante abandonar um sonho, um militar deixar um país ameaçado de invasão e um pai abandonar uma família.

Na campanha do pedetista, há o receio de que com a estagnação nas últimas pesquisas, eleitores comecem a migrar para as candidaturas de Lula e até mesmo de Bolsonaro, desidratando a candidatura de Ciro.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!